O que é plástico 6?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Copos de isopor, recipientes de transporte, discos compactos são feitos com o número 6 da reciclagem de plástico, o poliestireno (PS). recipientes de PS podem liberar estireno, uma substância cancerígena, para os itens alimentares que são adequados.

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICOS

  1. 1 – PET. Os plásticos que pertencem ao grupo número um são feitos de Tereftalato de Polietileno ou PET.
  2. 2 - PEAD. ...
  3. 3 - PVC. ...
  4. 4 - PEBD. ...
  5. 5 - PP. ...
  6. 6 - PS. ...
  7. 7 - OUTRO PLÁSTICO.

Eles são um aprofundamento dos tradicionais 4 p's do marketing formulados por Jerome McCarthy e depois popularizados por Phillip Kotler. A sigla leva em conta o: Preço, Praça, Promoção (ou Publicidade), Produto, Pessoal (ou Paixão) e aPresentação.

São Paulo - O Bisfenol A é um composto usado na fabricação de plásticos e revestimentos de outros materiais. Conforme mostram pesquisa, a presença desse químico no organismo humano pode causar anomalias hormonais e outras doenças, como o câncer.

Qualquer produto feito de plástico duro e transparente provavelmente é feito do policarbonato, a menos que o fabricante declare especificamente que o produto é livre de BPA.

Este grupo inclui policarbonato (PC) e o polilactídeo (PLA), que são usados na fabricação de recipientes para alimentos, mamadeiras, copos infantis e garrafas de água reutilizáveis. Plásticos PC contêm bisfenol-A, o que também o torna perigoso. Além disso, a reciclagem para esses plásticos ainda não está disponível.

Cada vez mais as indústrias têm buscado plásticos mais resistentes a impactos. Por esse motivo, as propriedades mecânicas dos polímeros se destacam no mercado. Além de sua grande resistência à forças externas, são tolerantes à deformação e compressão.

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

O polietileno (PE) é quimicamente o polímero mais simples. Devido à sua alta produção mundial, é também o mais barato, sendo um dos tipos de plástico mais comuns. É quimicamente inerte.

Polietileno de Baixa Densidade

Plástico Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)
O PEBD por ser de baixa densidade é um material que permite a fabricação de plásticos mais finos e flexíveis. É utilizado principalmente para embalagens como sacolas plásticas comuns de supermercados, embalagens de alimentos e plástico filme industriais.

Siglas são formadas pelas letras iniciais de outras palavras. Quando uma sigla pode ser lida como uma nova palavra, e não necessariamente letra a letra, pode ser chamada também de acrônimo. Como exemplo: UNESCO e ACNUR são acrônimos, ao passo que IBGE e CNPJ não o são.

A sigla é um tipo de abreviação utilizada para reduzir algumas palavras, a fim de que haja mais agilidade tanto ao falar, quanto ao escrever. É formada, geralmente, pelas iniciais dos termos.

Sigla é o conjunto de letras iniciais de palavras que são usadas para nomear empresas e organizações, estados, países, entre outros. Exemplos: ONU - Organização das Nações Unidas. FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

UHMW: o polietileno de ultra alto peso molecular, é um plástico extremamente forte que pode rivalizar ou mesmo exceder a resistência do aço e é usado para aplicações como dispositivos médicos (por exemplo, quadris artificiais).

Então, dependendo da aplicação já é possível ter noção de qual tipo de plástico é feito o produto. Além disso, uma outra maneira muito comum e prática de identificar, é através da queima do material. Ao queimar o material pode-se observar a cor e o tipo da chama, o odor e algumas características sutis.

Se for utilizar recipientes de plástico, nunca utilize os marcados com o número de reciclagem 3 e 7 (que aparece no fundo dentro de um triângulo de reciclagem), pois significa que muito provavelmente tem bisfenol A. Os marcados com os números 1, 2, 4 e 5 não contêm BPA, mas não estão livres de outros produtos químicos.

Procure produtos com a indicação “BPA-Free” ou “livre de BPA”.

Continuar lendo Qual o plástico do RG?