O que é placa Metafasica Cromossomica reagente?

Perguntado por: roliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O que é placa metafásica cromossômica? A placa metafásica cromossômica é apenas mais um dos parâmetros avaliados no FAN. Ela costuma estar presente (reativa) em determinados padrões, como nuclear homogêneo, nuclear centromérico e nuclear pontilhado fino denso (além de outros).

O fator antinuclear (FAN), também chamado de anticorpos antinúcleo (ANA), é um ensaio comumente utilizado para detectar autoanticorpos humanos, principalmente nos casos em que há suspeita de doenças autoimunes.

A placa metafasica cromossômica corresponde ao processo de organização dos cromossomos na metáfase da mitose. A placa metáfase cromossômica reagente está relacionada ao resultado referente a exames de fator antinuclear (FAN), como, por exemplo, o diagnóstico do lúpus eritematoso sistêmico, uma doença autoimune.

Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.

O FAN positivo não indica exatamente uma doença reumatológica específica, mas sim pode ajudar na investigação de inúmeros tipos de doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, psoríase, vitiligo e esclerodermia, entre outras.

Alguns dos exames comumente solicitados são: Exame de urina; FAN (fator ou anticorpo antinuclear); Teste de anticorpos (como o anti-Sm e anti-DNA).

O padrão nuclear pontilhado fino denso é um padrão encontrado principalmente na população saudável, mesmo em títulos elevados. Sua positividade em um contexto em que o paciente não tem sintomas ou alterações laboratoriais, mesmo em títulos elevados, não deve gerar preocupação ou indicar aprofundar a investigação.

Quais são as doenças autoimunes mais comuns?

  1. Artrite reumatoide. A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que ataca, preferencialmente, as articulações. ...
  2. Diabetes do tipo 1. ...
  3. Doença celíaca. ...
  4. Esclerose múltipla. ...
  5. Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

A doença autoimune ocorre pelo mau funcionamento do sistema imunológico, que é responsável por defender o nosso organismo de elementos estranhos ou perigosos, como vírus, bactérias e parasitas.

Os estudos mostram que pacientes com FAN positivo tem menores taxas de gravidez quando comparadas com pacientes FAN negativo. Diante disso, as pesquisas tentam encontrar tratamentos para aumentar a chance de gravidez nas pacientes portadoras de auto anticorpos.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

Alguns microtúbulos das fibras polares se ligam a estruturas protéicas presentes na região do centrômero, denominadas cinetócoros. Assim, há um deslocamento progressivo das cromátides para a região equatorial da célula, formando a placa metafásica, ou placa equatorial, onde estas ficam alinhadas.

Portanto, um FAN reagente 1/40 significa que o auto-anticorpo foi identificado mesmo após diluirmos o sangue 40 vezes. Como já expliquei antes, até 10% da população possui FAN positivo, geralmente nas diluições menores que 1/80. Por esse motivo, só consideramos relevantes valores a partir de 1/160.

Ele também pode ser positivo na doença reumática, na fibromialgia, nas doenças da tireoide, na hepatite autoimune, em portadores de implantes siliconados e, algumas vezes na presença de infecções virais ou bacterianas, quando são transitórios.

13 – E se a pessoa tiver os sintomas de LES e o exame de FAN for negativo, a pessoa pode ainda assim ter LES? Sim. Mas espera-se que todas as pessoas portadoras de LES apresentem, ao longo de sua evolução, o exame do FAN positivo.

No hemograma de pacientes com doença lúpica podem ser observados: anemia leve ou moderada, valores de hematócrito 30% abaixo do normal, leucopenia com 4.000 células por milímetro cúbico, neutropenia, linfopenia e plaquetopenia1.

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.

Até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dor nas articulações (artralgias) e dores musculares (mialgias). Os pacientes relatam uma diversidade de condições de dor, que também inclui sintomas como dor lombar e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM).

Sintomas e sinais do Lúpus
As dores articulares generalizadas, por vezes associadas de tumefação e calor, e de predomínio matinal e/ou em repouso, juntamente com o eritema (vermelhidão) facial "em asa de borboleta", são os sinais que, de uma forma mais evidente, poderão fazer suspeitar de Lúpus Eritematoso Sistémico.

Ele só tem valor diagnóstico conforme o quadro clínico que o paciente apresente, o valor do seu título (80 é considerado um título muito baixo) e o padrão em que se apresenta (o pontilhado fino denso é o que menos está associado à doenças).