O que é placa azul nos carros?

Perguntado por: lnogueiras . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Placa Azul – Veículos de Representação Diplomática ou Consular. As placas azuis são mais raras e aqui no Brasil são utilizadas por Veículos de Representantes Diplomáticos, sendo assim uma categoria restrita a embaixadas e outras entidades de caráter internacional.

Placa azul com letras brancas. O azul com detalhes em branco, combinação muito explorada em situações específicas relacionadas a paz e união, também é marca das placas de veículos diplomáticos. Veículos de corpo consular, como organizações internacionais e embaixadas, possuem essa placa no Brasil.

De acordo com o que foi divulgado pelo jornal oficial do local, a nova placa dos veículos custa em média R$ 270 para carros e R$ 170 para motos.

ESPECIAL (placa azul e letras em branco)
Utilizada para identificar veículos de corpo consular e órgãos internacionais, com as iniciais do representante aparecendo na tarjeta da placa. Também é usada por montadoras em veículos em fase de este, com o nome do estado e cidade de registro indicado na tarjeta da placa.

Podem ter combinações variadas de letras e números, cores e formatos diferentes. Só não podem ser iguais em dois ou mais carros. Falamos das placas de licença, que estão para os veículos como a carteira de identidade está para os humanos. Vamos conhecer curiosidades sobre as placas no Brasil e em outros países.

AZUL – utilizada nas pinturas de símbolos em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque. PRETO – utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

Existem sete cores utilizadas nas placas de trânsito e cada uma possui seu significado. As cores utilizadas nas placas de trânsito são vermelho, amarelo, verde, azul, marrom, laranja e cinza.

Diante de tudo que vimos neste artigo, podemos considerar que a placa preta de colecionador é um troféu para os amantes de carros antigos que cuidam tão bem de seus clássicos. Afinal, no Brasil, é preciso manter o automóvel com mais de 80% de originalidade e em estado de conservação por mais de 30 anos.

Já as azuis são as placas que indicam os serviços na estrada. Por fim, além das marrons vistas acima, as cinzas claro, que educam, como por exemplo para a verificação dos freios ou para usar o freio motor.

A placa preta surgiu para diferenciar os automóveis antigos, dando status de item de colecionador. A conquista da placa funciona como uma forma de valorização do bem que terá valor de revenda maior do que um modelo de mesmo ano que não esteja conservado ou com itens originais.

Os veículos de propriedade da União, dos Estados e do Distrito Federal, devidamente registrados e licenciados, somente quando estritamente usados em serviço reservado de caráter policial, poderão usar placas particulares, obedecidos os critérios e limites estabelecidos pela legislação que regulamenta o uso de veículo ...

Inspirado no padrão utilizado pela União Europeia, este modelo tem por objetivo formar um banco de dados único dos países do Mercosul, que auxiliará no controle de fronteiras, circulação de veículos em outros países e localização de carros roubados ou clonados, já que cada placa possuirá um chip de identificação.

Para tanto, será necessária a emissão de uma nova via do documento do veículo (CRV) mediante o pagamento da respectiva taxa e a realização de vistoria de identificação veicular. A nova via do CRV apresentará a numeração da placa já no modelo Mercosul.

A placa Mercosul é a placa de identificação dos veículos, mas é conhecida como Mercosul porque tem o mesmo padrão para todos os países que fazem parte do bloco. Entre eles, estão Argentina, Uruguai e Brasil. Em outras palavras, significa que as placas de carro seguem o mesmo modelo, distinguindo-se pela nacionalidade.

Placa cinza: veículo antigo (de coleção); Placa preta: carro particular; Placa verde: especial (como protótipos de testes); Placa vermelha: comercial ou de aprendizagem (autoescola).

A placa “Dê a Preferência R-2”, adverte ao condutor do veículo a obrigatoriedade de dar a preferência para a via de cruzamento. Utilização: A placa R-2, é utilizada para garantir o fluxo contínuo da via preferencial.

Veículo de uso bélico, para efeito do Código de Trânsito Brasileiro, é a Viatura Militar Operacional, de propriedade da União, fabricada ou implementada com características especiais, destinada ao preparo e emprego em operações de natureza militar das Forças Armadas, no cumprimento das suas missões constitucionais e ...