O que é pixel e quando surgiu?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Em 1957, quando criou uma pequena imagem digital em preto e branco do seu filho, os tais “pontos digitais” usados para reproduzir uma imagem em telas não eram uma inovação tão óbvia. Nascia então o pixel. A pequena foto digital de 2 por 2 polegadas foi uma das primeiras imagens digitalizadas em um computador.

Primeiro, é bom saber que a palavra surgiu da união de dois termos em inglês: picture e element, ou seja, imagem e elemento. E é isso mesmo que eles são: os elementos com os quais são construídas as imagens digitais. Um pixel é a menor unidade que consegue conter uma informação individual de cor.

Inventor do pixel, Russell Kirsch morre aos 91 anos.

Em 2016, quando fez sua estreia, o Pixel era visto como um concorrente para o iPhone.

O Pixel, nada mais é do que um código que deve ser inserido no seu site. Em todas as páginas. Esse código é capaz de saber quando um usuário acessa e muitas informações relacionadas a ele. Tanto Facebook (leia-se Instagram também) e Google possuem seus pixels.

O pixel é a unidade de medida padrão para imagens digitais. Quando aproximamos uma imagem, observamos esses pequenos pontos quadrados coloridos, que formam a imagem completa em conjunto. O pixel é um conceito que está presente nas mais diversas áreas da tecnologia.

2. Quando surgiu a arte do pixel? A arte do pixel surgiu na década de 1970, com o desenvolvimento dos primeiros jogos eletrônicos.

Basicamente, o pixel do Facebook é um recurso que permite que dados de rastreamento sejam gerados em um site, blog ou Landing Page e utilizados pelos serviços de publicidade do Facebook. A sua principal proposta é integrar a experiência de consumo de conteúdo e compra dos seus visitantes com a rede social.

O pixel representa algumas vantagens que são muito importantes dentro do marketing digital. Além de tornar uma campanha mais certeira por meio de otimizações, o pixel ajuda a poupar gastos ao indicar as ações que mais dão certo com o seu público.

Pixel é o menor "pedaço" de uma imagem digital. Quanto maior o número de pixels, maior o volume de informação armazenada e nível de qualidade de uma imagem. Quanto mais megapixels, mas detalhes a imagens apresenta. Um sensor que suporte uma grande quantidade de megapixels não é sinônimo de imagens melhores.

Em 1957, Russell Kirsch, homem pioneiro na computação, criou o que foi considerada como a primeira imagem digital. Em preto e branco, ela tinha apenas 176 pixels.

O Google Pixel é a linha de smartphones feitos pelo Google, que são bem famosos lá fora por terem um preço competitivo. Além disso, possuem sistema Android Puro e um excelente software de câmera. Como eles não são vendidos oficialmente no Brasil, a maior parte dos consumidores nem sabem da existência destes modelos.

O que causa um pixel morto? Geralmente, um dead pixel é um defeito de fabricação e pode ser causado por uma pequena falha na montagem do display que afeta os transistores, impedindo a chegada de energia a um determinado ponto da tela.

O Google Pixel 6 é um smartphone com o sistema operacional Android, display de 6.4 polegadas . O melhor preço para o Google Pixel 6 no Brasil é de R$ 5.449.

Pixel é a menor unidade de uma imagem digital, independente de sua fonte. Se você pegar uma foto e fizer uma aproximação (zoom), verá uma série de quadradinhos que a compõem. Cada um desses pontos luminosos é um pixel. São milhões ou milhares deles.

A cor de cada pixel é fruto da combinação de três cores básicas: vermelha, verde e azul. Cada uma dessas três cores possui 256 tonalidades, da mais clara à mais escura, que, combinadas, geram mais de 16 milhões de possibilidades de cores. Os pixels são agrupados em linhas e colunas para formar uma imagem.