O que é piúria maciça na urina?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Piúria é a presença de leucócitos degenerados ou pus na urina. Pode ser um sinal de uma infecção bacteriana, viral ou fúngica do trato urinário. A causa mais comum é cistite.

A saída de pus pela uretra é um sinal típico das uretrites, sendo quase sempre causada por uma doença sexualmente transmissível. O corrimento uretral vem frequentemente acompanhado de disúria. Tanto a cistite quanto a pielonefrite não provocam corrimento uretral, sendo este é um sintoma típico de infecção da uretra.

Sintomas de infecção urinária

  • Necessidade urgente de urinar com frequência;
  • Escassa eliminação de urina em cada micção;
  • Ardor ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  • Febre;
  • Sangue na urina nos casos mais graves.

A piúria pode ser associada à bacteriúria assintomática, mas não deve indicar o tratamento com antibioticoterapia. O tratamento da bacteriúria assintomática deve ser baseado na sensibilidade aos antibióticos conforme o resultado da cultura e antibiograma.

A piúria pode ser associada à bacteriúria assintomática, mas não deve indicar o tratamento com antibioticoterapia. O tratamento da bacteriúria assintomática deve ser baseado na sensibilidade aos antibióticos conforme o resultado da cultura e antibiograma.

Diabetes e hipertensão arterial são condições sistêmicas em que o exame de urina pode indicar maior grau de severidade. Não há dúvidas de que essa dupla é mortal, e o número de mortes no mundo só aumenta: 50 milhões por ano. Na diabetes descompensada a glicose é detectada na urina.

A cistite é uma infecção na bexiga provocada por bactérias, sendo a Escherichia coli a principal causadora.

Entre as bactérias citadas, a Escherichia coli destaca-se por ser a principal causadora da infecção urinária.

O normal são menos de 10.000 piócitos por cada mL de urina, mais que isso indicam resposta inflamatória.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Os sintomas de infecção nos rins são dor forte no fundo das costas, dor e ardor ao urinar, vontade frequente de urinar e urina com cheiro forte. Em alguns casos também pode ocorrer febre, calafrios, náuseas e vômitos.

Na maioria dos casos, a ITU é simples e facilmente tratada com antibiótico, mas se a infecção “subir” para o trato urinário, atingindo ureter e rins, a doença pode ser muito perigosa, pois há o risco de a bactéria chegar à corrente sanguínea, causando febre e até infecção generalizada.

A infecção urinária não é contagiosa. A doença acontece devido à alguns problemas como, por exemplo, baixa frequência miccional, deslocamanto de bactérias do intestino para a bexiga, cálculos renais e quando não existe higiene íntima após as relações sexuais.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário.

A piúria é evidência de processo inflamatório no sistema gênito urinário e que pode ser encontrada em pacientes cateterizados, em doenças sexualmente transmitidas, tuberculose renal, pneumonia e condições não infecciosas como a nefrite intersticial entre outros.

Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.