O que é pitiríase simplex?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

O principal sintoma da pitiríase capilar ou micose no couro cabeludo, é a caspa (pitiríase simples ou seca) que resulta na formação de pequenas escamas que ficam presentes, de forma visível, no cabelo.

A pitiríase versicolor pode ser curada quando tratada de acordo com a orientação do médico.

A pitiríase rosada pode ser causada por uma infecção viral. Os sintomas mais comuns são coceira e, inicialmente, uma placa grande, circular, de coloração rosa ou semelhante a um leve bronzeado, seguida de múltiplas placas que aparecem no tronco. O diagnóstico é estabelecido em função dos sintomas.

É uma doença não contagiosa, que piora sob a ação do sol, causada pelo Malassezia furfur. Esse fungo habita normalmente a pele dos seres humanos e é responsável pela alta taxa de recorrência da infecção .

Não é considerada uma doença transmissível. Sua duração usual é de 6-8 semanas, e raramente pode durar 3-6 meses. Pode regredir com alterações da cor da pele que são reversíveis.

O diagnóstico muitas vezes é feito por meio do exame de pele realizado por um dermatologista experiente. Em casos duvidosos, pode-se utilizar uma lâmpada conhecida como Wood, pois as lesões fluorescem de forma característica.

Itraconazol 200 mg, 1 vez ao dia, por 5 a 7 dias.

Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...

O tratamento da pitiríase é indicado pelo dermatologista. Com medicamentos de uso tópico e oral, é possível tratar casos refratários. É importante consultar um médico especialista regularmente para conhecer as causas e o melhor tratamento de acordo com o tipo da pitiríase.

Em geral, portadores de pitiríase versicolor normalmente respondem bem aos tratamentos antimicóticos tópicos e a terapias sistêmicas com derivados azólicos (cetoconazol, fluconazol, itraconazol).

A exposição ao sol ou sessões de fototerapia podem abreviar a regressão das lesões.

- Dermatite atópica: geralmente, o tratamento mais recomendado é o uso de remédios corticoides prescritos pelo dermatologista. Outra forma de tratamento desse tipo de mancha branca na pele é feito através da hidratação.

No entanto, a psoríase em placas é mais simétrica e geralmente afeta áreas extensoras do corpo, enquanto a pitiríase rósea tem uma distribuição mais aleatória e, frequentemente, afeta áreas como o tronco e a região abdominal. e descamação.

Cremes com ácido salicílico a 3% ou uréia a 10%.

A mancha branca na pele pode ocorrer por influência genética, em doenças como o vitiligo, que forma manchas brancas no braço e rosto, ou serem manchas adquiridas, causadas por micose, exposição ao sol sem protetor ou até mesmo por deficiência de vitaminas.

Pitiríase versicolor é uma infeção dermatológica superficial (micose no couro cabeludo) provocada por um fungo (malassezia furfur) que existe normalmente na pele, nas áreas mais gordurosas do corpo, como tronco, braços, rosto, pescoço e couro cabeludo.

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Você já notou pintas vermelhas na pele do corpo, bem pequenas, que não coçam e nem incomodam? Provavelmente elas são as chamadas "nevos rubis", que são bolinhas de coloração avermelhada e aparecem de forma espontânea em várias partes do corpo, como pescoço, tórax, costas, pernas e também no rosto.

O tratamento das micoses é sempre prolongado, variando de cerca de 30 a 60 dias. Não o interrompa assim que terminarem os sintomas, pois o fungo nas camadas mais profundas pode resistir. Continue o uso da medicação pelo tempo indicado pelo seu médico.

A pitiríase rósea é uma doença que afeta a pele, causando o surgimento de manchas avermelhadas ou arroxeadas de menor ou maior tamanho. A condição pode surgir em qualquer época da vida, sendo comum entre os 10 e 35 anos de idade, podendo ser rara em bebês e idosos.