O que é Pistrantofobia?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

medo incontrolável de manter relações profundas, pensando que invariavelmente haverá uma traição ou interesses ocultos. tendência a não se implicar nas relações, nem em se esforçar para mantê-las. Fica restrito a conviver apenas com aquelas pessoas em que a sintonia é inquestionável.

A androfobia deriva do grego andras (homem) e phobos (medo). Podemos caracterizá-lo como um distúrbio psicológico que gera um medo irracional, constante e intenso em relação aos homens. Sendo assim, aqueles que possuem essa fobia costumam ficar muito nervosos na presença das pessoas do sexo masculino.

A autofobia é o medo de ficar sozinho, medo da solidão. Além disso, é uma fobia específica do isolamento: a pessoa tem medo de ser egoísta, estar só e isolada.
...
Sintomas Físicos

  1. Vertigens e tonturas,
  2. suor,
  3. náusea,
  4. boca seca,
  5. taquicardia,
  6. falta de ar,
  7. tremor e dormência.

A fobia alimentar (FA), ou fagofobia, é caracterizada pelo medo excessivo e condicionado de comer ou engolir, levando à recusa alimentar por mais de um mês. Muitas vezes, é desencadeada após um evento traumático em que tenham ocorrido vômitos ou sensação de asfixia provocada pela comida.

A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.

Um dos motivos que levam uma pessoa a ser emocionalmente distante são problemas de vínculos afetivos na primeira infância: uma relação familiar conturbada pode determinar o emocional de um indivíduo na fase adulta. Traumas também podem desencadear reações inconscientes de fuga ou proteção.

"Pode ser uma insatisfação com a relação, o perfil da pessoa, que não se satisfaz com uma única relação, uma pessoa mais insatisfeita, pode ser uma vingança ou até falta de compromisso e imaturidade. São vários os motivos que podem levar uma pessoa a trair", observou a psicóloga (veja vídeo abaixo).

A talassofobia é o medo do fundo do mar. Pessoas com essa fobia entram em pânico ao nadar em águas profundas e experimentam um início súbito de ansiedade quando expostas a estímulos desencadeadores, que podem incluir piscinas profundas, oceano ou lagos.

Qualquer apologia ou propagação de ódio aos homens será criminalizada com penas rigorosas. A constituição federal de 1988 diz que todos somos iguais perante a lei em direitos e obrigações. Todos os brasileiros tem o direito a um tratamento digno e humano, livre de ódio em quaisquer manifestações.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

É um medo irracional de trocar carinho, afeto, de ir a um encontro amoroso ou até mesmo de marcar esse encontro. “Os sintomas são os mesmos de uma crise de ansiedade: aceleração cardíaca, respiração curta, tensão muscular, sudorese, dores no corpo, diarreia, vontade de urinar e tonturas.”

Sintomas da glossofobia

  1. Ansiedade que não consegue controlar antes de falar em público;
  2. Desconforto físico que leva a náuseas e pânico;
  3. Aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e transpiração;
  4. Dilatação das pupilas e outras manifestações físicas.

Causas da monofobia
O medo de ficar sozinho em público, por exemplo, pode estar ligado a condições como a fobia social ou agorafobia (o medo de espaços abertos ou de estar entre muitas pessoas). A monofobia pode ser desencadeada por sentimentos de solidão e problemas de autorregulação afetiva.

INTRODUÇÃO: A emetofobia ou fobia de vômitos - que inclui o medo excessivo de vomitar ou de ver outras pessoas vomitando e pode ser desencadeado por estímulos internos e externos - é um transtorno mental complexo e pouco conhecido.

Os sinais mais comuns são:

  1. 1.1 Sensação de ansiedade ou pânico. ...
  2. 1.2 Dificuldade para respirar. ...
  3. 1.3 Aumento da frequência cardíaca. ...
  4. 1.4 Sudorese intensa. ...
  5. 1.5 Sentimento de incapacidade.

As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).

Continuar lendo