O que é pique pega?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Pega-pega, também chamado de pique-pega, é uma brincadeira muito famosa entre as crianças. É um jogo simples no qual um dos jogadores é o pegador e os outros precisam fugir para não serem pegos.

Nesta brincadeira, o pegador deve correr com o objetivo de tocar uma outra criança que esteja fugindo. Assim que for tocada pelo pegador, a outra criança deverá lhe dar a mão, tornando-se assim mais uma pegadora.

Local: Onde se possa correr. Antes de começar o jogo, um participante deve ser designado como o “pegador” (“perseguidor”). O “pegador” fecha os olhos e conta até dez enquanto os outros jogadores se dispersam. A brincadeira começa quando o “pegador” corre atrás dos outros, que tentam evitar serem apanhados.

O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.

E pega-pega, pique-altinho, pega-vírus, pega-zumbi, o rei e o ladrão, rio vermelho, pique-pega do Saci, polícia e ladrão, pega-pega congela, mãe da rua, pega-pega aranha, cada macaco no seu galho e pega-chiclete são algumas das variações das brincadeiras de pegar.

Lembrando a perseguição dos capitães do mato aos escravos fugitivos, a brincadeira consiste na figura de um menino representando o negro fujão sendo procurado pelas demais crianças. Uma vez encontrado, ele corre em busca do pique ou esconde-se de novo até ser pego.

Um grupo de alunos chamado Pudim, formado em 1927 foi o inventor dessa tradição. “É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins de Souza.

Pique em que o participante, para não ser apanhado, tem que gritar o nome de uma fruta, não devendo, entretanto, repetir os que já tenham sido ditos. Quem for alcançado e não atender a essa norma será o pegador da vez seguinte.

Dama, xadrez, jogo da memória, jogos de trilha, jogos com baralho, dominó e pega varetas são alguns exemplos desse tipo de jogos. No entanto, não basta transformar tudo em jogo e encarar a atividade como dada e encerrada.

Habilidades trabalhadas neste jogo: Agilidade, Condicionamento físico, Coordenação motora, Atenção, Concentração, Expressão corporal. Um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo.

E vale reinventar tudo. No Centro-Oeste, pega-pega vira maré. No Sul, a brincadeira de corre-cutia é conhecida como ovo-choco.

Jeito de brincar
A primeira pessoa que for pega deve ficar parada, de pernas abertas. Ela está "congelada". Um dos outros participantes deve passar entre as pernas de quem está "congelado". Assim, ele será salvo.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Dois dos neurotransmissores liberados e também mais conhecidos são a dopamina e serotonina, que proporcionam sensação de prazer e estimulam a atuam no sistema de recompensa e motivação. A acetilcolina, por sua vez, auxilia no aprendizado, memória e atenção, além de favorecer a concentração.

Por definição, os jogos lúdicos são aqueles que proporcionam prazer e diversão, enquanto os pedagógicos são criados para promover aprendizagens específicas. O ideal é conseguir combinar os dois aspectos, fazendo com que as crianças possam se divertir e aprender ao mesmo tempo.

Pega paga o mico - Origem: São Paulo (SP) Pique alto - Origem: Vila Velha (ES)

Um jogador é escolhido pegador e se posiciona atrás de uma das linhas do lado menor do retângulo. Os demais jogadores (os fugitivos) se posicionam atrás da linha, do lado oposto do campo onde está o pegador.

Sortear duas para representarem o “gato e o rato”. A criança que representa o rato permanece dentro do círculo, e a outra, fora. Quando o facilitador anunciar o início da brincadeira, a roda girará e o “gato” perguntará às crianças: – Seu ratinho está?