O que é pior reprovar por falta ou por nota?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Reprovação por falta ou por nota? A reprovação por falta tem impacto negativo maior no IRA do que reprovação por nota.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.

Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição. Entretanto, o que acontece é que o acúmulo de reprovações prejudica muito o andamento dos seus estudos, bloqueando uma série de matérias ao longo dos semestres e adiando a sua formatura.

Diz que o aluno tem obrigação de frequentar 75% , então, ele pode faltar 25% do total da carga horária. Se a escola tiver 1.000 horas, o aluno poderá faltar 250 horas, o que dá mais ou menos 50 dias letivos. 1 dia letivo = 5 horas/aula ou dependendo escola pode ser 6 horas/aula ou mais.

A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos. Levando em conta esse dado (que ainda pode variar em função da distribuição das horas em cada jornada), o aluno que faltar a mais de 50 dias de aula não pode ser promovido para o próximo ano escolar.

100 - 75 = 15 aulas.

Resolução SE 42, de 18 de agosto de 2015: institui o projeto “quem falta faz falta”, no âmbito do programa educação-compromisso de São Paulo, e dá providências correlatas. Diário oficial do Estado de São Paulo.

Na atual legislação, essa notificação deve ser feita quando o estudante se ausentar da escola por 15 dias letivos, lembrando que pela legislação educacional o estudante pode ter até 50 dias letivos de faltas anuais.

Resposta verificada por especialistas
Coloquei o 1 embaixo do 180 porque antes nao aparegia numero embaixo. OBS : Estes 25% equivalem a 50 faltas caso conte o período total de aula.

Reprovação em uma matéria não deve levar aluno a repetir ano, diz ministro - 02/09/2014 - UOL Educação.

A reprovação é uma coisa ruim
Perde não só um ano da sua vida, mas os colegas que estavam com ele. Perde também a crença de que pode ser capaz. Quando é reprovado mais de uma vez, esse estudante perde a capacidade de se importar com o resultado do seu trabalho ou do seu rendimento escolar. Tanto faz!

A reprovação escolar não é consequência de um ato único, e sim o resultado de um ano inteiro em que a criança teve dificuldade de aprendizado, seja por desinteresse, seja por falta de concentração, seja por problemas emocionais.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

Primeiro ano do ensino médio é a série com maior índice de reprovação e evasão.

Em conclusão, repetir de ano pode ter certas vantagens para algumas crianças. No entanto, antes de tomar uma decisão tão importante, vários fatores devem ser analisados. Além disso, é necessário recorrer a um especialista nessa área, como um psicopedagogo, por exemplo, além de ver essa opção como o último recurso.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

Hoje, os alunos só podem ser retidos ao final do 5º e do 9º anos, séries que finalizam os ciclos atuais.