O que é pior refrigerante ou suco de saquinho?

Perguntado por: lgomes2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

E também de acordo com os médicos, suco (néctar) de caixinha é uma escolha menos prejudicial ao organismo do que qualquer refrigerante. Mesmo que tenhamos as observações sobre açúcar e conservantes.

Existem diversos problemas causados pelo consumo do suco industrializado, principalmente por criança, como: obesidade, hipertensão e alergias. Além disso, eles são ricos em sódio e adoçantes, sendo facilmente comparáveis aos refrigerantes.

Três copos de suco de industrializado tem aproximadamente 300 calorias, o referente a uma porção média de batata. O suco ainda tem mais ou menos a mesma quantidade de calorias do refrigerante.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Sucos mais saudáveis: melancia, goiaba e tomate
Destacam-se como antioxidantes e por regularem os níveis de colesterol, elementos importantes na redução do risco de doenças cardíacas e aterosclerose. “Têm ainda benefícios potenciais na diminuição do risco de alguns tipos de câncer.”

O refrigerante mais consumido do mundo está na lista, para a tristeza dos fãs da coquinha gelada. O problema dele é o corante de caramelo, que não é nada saudável, por se tratar do tipo lV, que faz bastante mal para o organismo, podendo estar relacionado ao aparecimento de câncer.

O refrigerante orgânico e a água com gás saborizada são um meio mais saudável para os amantes de refrigerantes. Sobretudo, essas novidades suprem os desejos do cliente que busca qualidade e ser mais sadio em um mesmo item.

Consumir de forma exagerada impede a absorção de vitaminas e mineraisessenciais para o nosso corpo, principalmente o cálcio. Quem consome muito suco artificial ou refrigerantes, não tem uma mineralização dos ossos adequada e pode sofrer facilmente com fraturas.

Sucos contendo legumes e verduras podem fornecer mais nutrientes e menos açúcar do que aqueles feitos apenas de frutas - mas, ainda assim, não têm fibras valiosas. Dietas ricas em fibras têm sido associadas a um menor risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, derrame, pressão alta e diabetes.

Esse tipo de suco não passa de uma mistura de açúcares, corantes e conservantes sem qualquer valor nutricional. Infelizmente, mais de 70 % do seu conteúdo é açúcar.

Portanto, consumir refrigerante diariamente e, principalmente, em alta quantidade pode ocasionar diversos males à saúde, como: obesidade, diabetes, hipertensão, cáries, gastrite e até mesmo câncer.

Claro que a moderação é essencial, e com isso, o refrigerante traz mais prejuízos do que a cerveja. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o consumo moderado de álcool (o equivalente a uma latinha por dia para mulheres e duas para homens) não leva a riscos à saúde.

Não engorda mesmo? A nutricionista Paula explica que, embora o refrigerante zero seja livre de calorias, não deve-se dizer que ele ajuda na perda peso. “Pesquisas mostram que consumidores de refrigerante zero apresentam um aumento da circunferência da cintura em 70% em comparação com pessoas que não o consomem.

No Brasil, a marca pioneira de refrigerantes orgânicos é a Wewi, produzida pela empresa WeWish. Três sabores de refrigerantes orgânicos estão disponíveis: guaraná, cola e laranja. Os dois primeiros, aliás, também estão presentes na versão “zero” açúcar.

Boa notícia para os diabéticos. Para quem possui diabetes a vantagem é que a bebida, com exceção do sabor maçã, pode ser consumida sem muitas restrições, uma vez que não contém açúcar e é adocicada com o uso de adoçantes. Entretanto, como qualquer bebida artificial, recomenda-se moderação.

Não. O refrigerante Fanta Uva é seguro para a saúde. Todos os ingredientes usados na fabricação dos produtos da Coca-Cola respeitam as regulamentações dos países nos quais são comercializados. Não seria diferente com a Fanta Uva, cuja produção no Brasil é regulamentada e fiscalizada pelo Ministério da Agricultura.