O que é pior para o cabelo chapinha ou progressiva?

Perguntado por: ncorte3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

É melhor fazer a progressiva porque a chapinha todos os dias degrada o cabelo todos os dias. A progressiva teoricamente é uma vez a cada dois meses. Se você associar a progressiva a um bom tratamento de nutrição, você não tem tanta perda de massa do cabelo.

Por outro lado, o tonalizante é menos agressivo, ressecando menos os cabelos, embora não proporcione os mesmos resultados da tinta. Como ele não tem a missão de clarear ou escurecer os cabelos, é ideal para quem deseja apenas dar uma iluminada básica no contorno do rosto.

Tanto a soda cáustica, também conhecida como hidróxido de sódio, como o hidróxido de potássio são substâncias químicas corrosivas que podem ser encontradas em cosméticos capilares.

Manter os cabelos hidratados é essencial para que eles não quebrem ou fiquem fracos. Por isso, investir em tratamentos com óleos, como a umectação, podem ajudar nessa tarefa de deixá-los mais fortes. Não se esqueça também se sempre usar um protetor térmico nos fios úmidos antes de secá-los com secador.

Isso depende do seu tipo de cabelo e, é claro, do quão danificados os fios estão. Na maioria dos casos, o indicado é que seja respeitado o intervalo mínimo de uma semana entre uma hidratação e a próxima. Se o seu cabelo estiver saudável e for normal ou oleoso, o intervalo pode ser ainda maior.

No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética! Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.

Quando aquecido, o formol se transforma em um vapor muito irritante para os olhos, a garganta e o nariz. A inalação dessa substância pode causar irritações, entre elas: vomito, dor de cabeça, diarreia, enjoo, coceira, queimaduras, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, falta de ar, tosse, etc.

Três marcas tinham irregularidades com a Anvisa, sendo elas a G Hair Marroquina, Gloss e Maria Escandalosa.

Para combater a queda de cabelo pós-progressiva, o tratamento mais indicado é o de reconstrução. Além de repor as proteínas perdidas, ele também é capaz de fortalecer a estrutura do fio de cabelo.

“A escova secadora prejudica mais a fibra capilar porque, ao contrário do secador, que pode ser posicionado longe do cabelo, a placa de metal dela fica em contato direto com os fios”, elucida a médica.

Como evitar a quebra dos cabelos: 5 cuidados para manter os fios mais fortes

  1. Usar shampoos e condicionadores reconstrutores. ...
  2. Alternar as lavagens com produtos de fórmulas diferentes. ...
  3. Fazer hidratações caseiras uma vez na semana. ...
  4. Finalizar os cabelos com leave-in. ...
  5. Diminuir a frequência dos procedimentos químicos.
  1. Invista em profissionais de confiança. ...
  2. Respeite o tempo de pausa e verifique a compatibilidade de químicas diferentes. ...
  3. Não exagere no uso de ferramentas de calor. ...
  4. Não dispense hidratações e reconstruções. ...
  5. Evite aplicar condicionador na raiz. ...
  6. Corte as pontinhas ressecadas.

O efeito botox capilar basicamente é um tratamento redutor de volume que serve para tratar, hidratar e reduzir o volume e frizz dos fios. Isso tudo graças a sua capacidade de reconstruir a fibra capilar e selar a cutícula.

Como fortalecer o cabelo fraco?

  1. Aumentar a ingestão de vitamina, ferro e zinco. A deficiência de vitaminas pode causar cabelos fracos. ...
  2. Tratamentos de condicionamento profundo. ...
  3. Tratamento de queratina. ...
  4. Alimentos ricos em proteínas. ...
  5. Massagem do couro cabeludo.

Uma alimentação saudável deve ser rica em nutrientes, vitaminas e minerais, para fortalecer o organismo e, automaticamente, os cabelos e unhas. É essencial consumir alimentos com alta concentração de proteínas, zinco, ferro, vitaminas A e C, para evitar a queda capilar.

Sinta a textura dos fios
O novo crescimento também parece mais fino do que o cabelo quebrado, pois ele cresce em locais mais aleatórios. Além disso, o fio danificado quebra em partes, o que acaba por resultar em uma área específica de cabelo quebrado, que pode indicar que, infelizmente, não são fiozinhos novos!