O que é pior corticoide ou antibiótico?

Perguntado por: lreal4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Hoje vamos entender o que são os corticoides. Por vezes, eles podem ser muito mais nocivos que os antibióticos.

Anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco, agem apenas em uma dessas ramificações, e nas etapas finais. “Já os corticoides inibem o início dessa cascata de eventos. Por isso são extremamente potentes”, complementa.

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior. Tabela de equivalência entre os glicocorticoides. A dexametasona é 30 vezes mais potente que o cortisol.

A insônia trazida pelo uso de corticoide, é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono, se tornando frequente em todo o ciclo do sono, impedindo o sono reparador. E, assim inicia a jornada insone do usuário de corticoide.

O inchaço é um efeito colateral bastante comum dos corticoides. Geralmente, o corpo leva 30 dias, contando após a última dose utilizada, para eliminar totalmente o medicamento.

Os corticoides são remédios usados para reduzir a produção de substâncias inflamatórias no corpo ou diminuir a atividade do sistema imunológico, pois são esteroides sintéticos, semelhantes ao cortisol produzido naturalmente pelas glândulas supra-renais, com ação anti-inflamatória potente e imunossupressora.

Anti-inflamatórios + corticoides
Aumenta a retenção de líquidos e sal, causando inchaço, e pode levar ao aumento de pressão.

A substância ativa do Prelone é a Prednisolona, um medicamento pertencente a classe dos corticoides ou corticosteroides. Esses medicamentos, por agirem dentro da célula, diretamente no DNA, não tem início de ação imediata. Sua ação se inicia cerca de 4 a 6 horas após a dose.

O Dr. Carlos destaca o potencial anti-inflamatório e antialérgico do reishi. Apesar de não ser um corticoide, o Dr. Carlos destacou que o reishi também tem efeitos semelhantes ao diclofenaco.

Exemplos de anti-inflamatórios não esteroides
Diclofenaco. Ibuprofeno. Naproxeno. Nimesulida.

A diminuição rápida ou a retirada abrupta da corticoterapia prolongada ou em altas doses pode causar três problemas: insuficiência adrenal secundária (supressão do eixo HHA), síndrome de retirada ou deprivação dos corticóides e reativação da doença de base para a qual eles foram introduzidos5,18-20.

Como o pico de secreção do cortisol natural ocorre de manhã, a tomada da prednisona costuma ser indicada nesse período do dia. Essa prática aumenta a eficácia da droga e interfere menos com ciclo natural do cortisol.

Corticoide oral
Os corticoides de uso oral são ingeridos em cápsulas ou comprimidos; prescritos quando há uma inflamação mais intensa no organismo. A exemplo de doenças endócrinas — variações hormonais—, artrites, problemas respiratórios e no sangue.

A prednisona é uma droga poderosa, muito útil no tratamento de doenças graves, como vasculites, cânceres, doença do colágeno ou situações de grande inflamação. O seu uso, entretanto, deve ser muito criterioso, principalmente se o tempo estimado de tratamento for maior do que 2 a 3 semanas.

Olá paciente, corticóides reduzem inflamação rapidamente, não são recomendados em uso crônico devido a toxicidade.

PARA QUE SERVE Prednisona? O medicamento é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, que afetam as glândulas, doenças osteomusculares, que afetam ossos e músculos.

O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr. Phillip.

Corticoides são anti-inflamatórios e bronquiodilatadores potentes que podem ser vendidos em forma de xarope para tosse de crianças. Um exemplo é a prednisona.

“O corticoide, dependendo do tempo de uso, dose e via de administração, pode trazer como efeito colateral retenção de sódio e água, resultando em edema. Além disso, pode resultar em ganho de peso e acumulo de gordura na região do tronco, na face e retrocervical.