O que é pior açúcar ou álcool?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

O consumo de açúcar pode ser tão prejudicial quanto o abuso de álcool e cigarro, segundo artigo publicado por médicos na revista científica “Nature” nesta quarta-feira (1º).

Açúcar interfere na graduação alcoólica
Quanto mais açúcar houver durante a elaboração de um vinho, maior poderá ser a graduação alcóolica dele. Para se ter uma ideia, são necessários cerca de 17 gramas de açúcar por litro para que a bebida alcance 1% de álcool.

O consumo de álcool deve ser evitado pelos diabéticos porque as bebidas alcoólicas podem alterar as taxas de açúcar no sangue, tanto aumentando os valores da glicemia como diminuindo e causando hipoglicemia (quando o estômago está vazio, por exemplo).

A nutricionista alerta que a ingestão exagerada de açúcar é combustível para bactérias ruins do intestino, podendo causar má absorção dos nutrientes. Além disso, as bactérias presentes na boca se alimentam dos açúcares, podendo aumentar as chances de cáries.

O açúcar refinado é o vilão de toda dieta, pois provoca o aumento de gordura no sangue. Além disso, quando consumido em excesso, também facilita o aparecimento da diabetes e enfraquece os ossos. De modo geral, o açúcar é responsável por atrapalhar a digestão de proteínas e vitaminas pelo organismo.

O chocolate e o café têm até algumas indicações positivas, o problema se dá quando são consumidos em excesso. “O café e o chocolate podem ser adicionados à dieta, desde que com as doses certas. Já o álcool, não tem nada positivo”, aponta a nutricionista Carla de Castro, da Clínica do Treino.

O excesso de bebida alcóolica atrapalha o emagrecimento e a busca por um corpo definido, mesmo nas pessoas que praticam exercícios com frequência ou que seguem uma dieta restritiva. Isso acontece porque as bebidas são ricas em calorias que não nutrem o nosso organismo e ainda sobrecarregam o fígado.

149 calorias
A tabela nos mostra que, embora a Heineken seja menos calórica que algumas marcas de cerveja, ela também é mais calórica do que outras. Portanto, pelo menos a partir do ponto de vista das calorias, a cerveja Heineken engorda tanto quanto as outras marcas.

Popularmente, o processo de refermentação é feito com uma mistura de açúcar diluída em água, cuja regra básica é a proporção de 6 g de açúcar para cada litro de cerveja.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Como eliminar o álcool do corpo mais rápido?

  1. Beba bastante água. Nada de feijoada ou outras comidas pesadas. ...
  2. Coma alimentos leves. pexels-any-lane-5945052. ...
  3. Durma bem. Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. ...
  4. Beba café

Quando esses neurotransmissores têm suas atividades reduzidas, o organismo passa a ficar mais sonolento e cansado - explana a nutróloga. Picos e quedas repentinas no nível de açúcar no sangue podem causar sintomas como irritabilidade, alterações de humor, confusão mental e cansaço.

A hipoglicemia ocorre porque, se ingerido em jejum, o álcool inibe a liberação hepática da glicose (gliconeogênese), por bloquear a captação de precursores (piruvato, oxaloacetato e glicerol-fosfato) pelo hepatócito e a oxidação de lactato e glutamato pelo fígado.

O controle da concentração de glicose no sangue (glicemia) é realizado por dois hormônios produzidos pelo pâncreas: a insulina e o glucagon.