O que é piolho de passarinho?

Perguntado por: lbelem . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

O piolho de pássaro é um parasita externo das aves. Ele pode se alimentar do sangue, das penas e das descamações da pele de seu hospedeiro. O piolho infesta também o ambiente em que as aves vivem, sendo altamente infeccioso.

Quando estiver higienizando o ambiente, misture algumas colheres de sopa de vinagre de álcool na água. O vinagre ajuda a matar os ácaros. No entanto, ele não age contra os ovos, sendo necessário fazer esse processo algumas vezes durante a semana.

1 mês

Quando adultas as fêmeas depositam de 50 a 100 ovos antes de morrer, o ciclo completo de um piolho dura, aproximadamente 1 mês. Alguns destes parasitas alojam-se na superfície do corpo das aves, na pele, penas e até nas narinas, enquanto que outros entram na pele da ave, alimentando-se do seu sangue.

Sintomas dos piolhos em aves
As aves de estimação apresentam uma maior agitação e uma coceira como se tentassem tirar algo das penas a todo momento. Dependendo do grau de infestação dos piolhos em aves, elas podem também ter perda de apetite, lesões pelo corpo, queda das penas, fraqueza e outros.

Vinagre para piolho
Mas, o vinagre pode sim ser utilizado no combate contra os piolhos. Isso porque é recomendado que você não esprema os piolhos que são retirados do cabelo, já que isso pode fazer com que os ovos que estão dentro dele se espalhem e causem uma nova infestação.

1 copo de vinagre de sidra ou de maçã; 1 copo de água morna. Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.

Um ácaro adulto fêmea (maior que o macho) pode medir até 1 mm em comprimento e sua coloração varia de acinzentado para vermelho escuro após ingestão de sangue. Entre as aves, esses ácaros podem causar prurido, erupções cutâneas, danos na plumagem, anemia e alterações comportamentais.

São insetos pequenos, com 1 a 11 mm, não têm asas e têm corpo achatado piloso com aparelho bucal mastigador bem forte). Quando estes piolhos se reproduzem, colocam os ovos no corpo do hospedeiro, colado em pelos ou penas.

Aplicar óleos no couro cabeludo
Os óleos de coco, lavanda, hortelã-pimenta e eucalipto ajudam a matar os piolhos e lêndeas e por isso pode ser usado para eliminar estes parasitas. Basta misturar os óleos e aplicar em todo couro cabeludo, deixando por 20 minutos.

Ácaros que se alimentam de células mortas, como os ácaros das penas e das patas, responsáveis por alterações cutâneas, podem ser eficazmente controlados com preparados em pipetas (como ivermectin ou fipronil).

As populações deste piolho crescem rapidamente e na ausência de seus hospedeiros ainda conseguem viver pouco mais de seis semanas.

O vinagre de maçã contém uma substância que é de grande consistência quando ingerida pelas aves e fixa-se nas paredes musculares internas do estômago da ave, protegendo o e fazendo que fique mais forte. Assim pode facilitar na digestão e eliminação das gorduras.

Por que ela está sempre se coçando? É muito comum as aves se coçarem. Elas fazem isso para poderem se limpar, tanto penas antigas como as penas que estão nascendo. É comum as pessoas pensarem que a calopsita não gosta de banho, nem de água, mas é exatamente por isso!

Pixilinga ou Gamasoidose é uma doença pouco conhecida e diagnosticada apesar de ser cada vez mais frequente, principalmente nos centros urbanos. Essa doença ocorre pela infestação de piolhos (ácaros) que parasitam diversas aves. Nas cidades os pombos são os principais responsáveis pela disseminação destes parasitas.

4. Para matar o piolho é preciso esmagá-lo com a unha. Mito – Não se deve fazer isso.

Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha
FALSO. Não faça isso em hipótese alguma. Depois de tirar o parasita da cabeça da criança, mergulhe os piolhos em uma solução de 500ml de vinagre e 500ml de água.