O que é Piocitos no preventivo?

Perguntado por: emoreira2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Piócitos são traços de glóbulos brancos que aparecem na urina e podem ser identificados no exame de urina (exame EAS). A liberação de leucócitos na urina é razoavelmente comum, desde que dentro dos valores de referência. Além disso, é importante analisar eventuais quadros de saúde que podem causar a alteração.

Material hipocelular ou acelular em menos de 10% do esfregaço; piócitos, artefatos de dessecamento, sangue, contaminantes, intensa superposição celular em mais de 75% do esfregaço foram considerados espécimes insatisfatórios para ponderação da colpocitologia oncótica.

Para os elementos cuja presença ou quantificação foi considerada alterada na sedimentoscopia foram adotados os seguintes valores referenciais mínimos: ¨ piócitos: ³ a 5 por campo (400x);

Para o diagnóstico de bacteriúria/infecção urinária considerou-se como critério a presença de mais que quatro piócitos por campo e/ou nitrito positivo3.

Dentre todos os achados demonstrados em um exame simples de urina, a piúria é o mais sugestivo de ITU, uma vez que valores acima de cinco piócitos por campo são indicativos de infecção.

O que é leucócitos altos? O aumento da quantidade de leucócitos no organismo é um distúrbio conhecido como leucocitose, podendo se relacionar a quadros de infecção bacteriana, leucemia, traumatismos, exercícios exagerados ou mesmo estresse.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Informações do produto. A microbiota intestinal, comumente chamada de Flora Intestinal é o grupo de bactérias que vivem no intestino, auxiliando em vários processos, como a digestão de alimentos e monitorando o desenvolvimento de microorganismos que causam doenças.

Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.

Você deve repetir o exame logo que for possível. Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário.

A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias têm a capacidade de metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.

ITU é definida pela presença de agente infeccioso na urina, em quantidades superiores a 100.000 unidades formadoras de colônias bacterianas por mililitro de urina (ufc/ml). A infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática, sendo chamada neste último caso, de “bacteriúria assintomática”.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Os sintomas da doença são: dor, ardência, incômodo ou sangramentos ao urinar, aumento da frequência com que o paciente vai ao banheiro, cheiro forte na urina e dor lombar, podendo variar em casos mais graves.

O muco na urina não necessariamente é uma alteração, pois em pequena quantidade pode ser fisiológico, normal. Trata-se de um fluído viscoso e tem o aspecto diferente da urina habitual. De modo geral representa descamação de células do epitélio do trato urinário, tanto da uretra como da bexiga.