O que é pinçamento diafragmático?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

É uma descrição médica de uma atitude do paciente (normalmente solicitada pelo executante durante a endoscopia) para a percepção de uma região entre o esôfago e o estômago que é visualizada pelo exame.

Significado de Diafragmático
adjetivo Relativo ou pertencente ao diafragma.

A Transição Esôfago-Gástrica seria um termo correto para a junção muscular transmural e estática entre o esôfago e o estômago , sendo que a Junção escamo- colunar seria a margem circunferêncial de contato entre os dois tipos de mucosa, o tipo escamoso do esôfago e o tipo colunar do estômago.

Tratamento e Processo
Estenose do esôfago é geralmente um problema mecânico, que pode ser tratada com o alongamento (dilatação). Isto pode ser feito de diferentes maneiras. Balões dilatadores: a dilatação do esôfago pode ser feita usando balões durante a endoscopia.

Assim, um tratamento de 1 mês com IBP em dose plena, como o omeprazol, 20mg em jejum, deve ser prescrito a todas as pessoas com esofagite comprovada endoscopicamente ou mesmo àquelas pessoas com sintomas de DRGE com endoscopia negativa.

Apesar dessas ocorrências, elas são muito incomuns, de forma que geralmente não há riscos de que a hérnia de hiato pode matar. Mais frequentemente associados à hérnia de hiato estão sintomas gástricos incômodos, que podem comprometer a qualidade de vida do paciente ainda que não apresentem riscos à vida.

Definição do Esôfago de Barrett
Entretanto, a junção esôfago-gástrica, também chamada de linha Z, é um epitélio de transição entre duas mucosas - gástrica e esofágica – e, por isso, tende a ser irregular.

As hérnias da parede abdominal que têm mais de 10 centímetros de afastamento laterolateral (medida do afastamento dos músculos reto abdominais) podem ser consideras grandes, apesar de não haver um consenso médico sobre o assunto.

Acto ou efeito de pinçar.

Vale destacar que, a recomendação desse tratamento, deve ser feita pelo médico especialista. Portanto, caso tenha sido essa a orientação, é importante segui-la. Isso porque, se não tratada, as hérnias podem aumentar de tamanho e trazer outras consequências além do refluxo.

A eventração diafragmática também é causada por lesões no nervo frênico. Elas correspondem a traumas torácicos fechados, tumores torácicos, infecções ou lesões iatrogênicas.

Os principais sintomas são: engasgos, dificuldade de engolir (disfagia) ou a deglutição dolorosa (odinofagia). Em alguns casos, a estenose causa acúmulo de líquidos e alimentos, que podem causar mau hálito e regurgitação.

A causa mais comum de estreitamentos, ou estenoses, do esôfago é a fibrose cicatricial do esôfago decorrente de esofagites por refluxo do ácido do estômago.

A dificuldade de engolir, chamada de disfagia, acontece quando o transporte do bolo alimentar da boca até o estômago apresenta algum problema, dando a sensação de que algo está preso na garganta. A disfagia pode ser ocasional, resultado da ingestão rápida de alimentos ou da falta de mastigação adequada.