O que é Petit battement tendu?

Perguntado por: dcorte . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O “battement tendu” ou apenas tendu, é uma “batida esticada”, porque ambas as pernas, de base e a de trabalho estão esticadas durante a execução e o pé de trabalho não sai do chão, ao contrário do “battement jeté” ou “glissé”, em que o pé se distancia do chão poucos centímetros.

O grand battement (grande batida) é um movimento bastante treinado no ballet clássico e consiste no ato de lançar a perna o mais alto que conseguir. Este passo é feito na barra, no centro e na diagonal. O objetivo é trabalhar força, alongamento e controle da perna e do corpo todo.

fouette

Até hoje, o fouette são considerados um dos passos mais difíceis do ballet e nos encantamos com quem consegue executa-los perfeitamente. É o sonho de muita bailarina consegui-lo!

O grand battement (grande batida) é um movimento bastante treinado no ballet clássico e consiste no ato de lançar a perna o mais alto que conseguir. Este passo é feito na barra, no centro e na diagonal. O objetivo é trabalhar força, alongamento e controle da perna e do corpo todo.

"Demi-plié" significa "meia dobra: dobramos as pernas só até a metade. "Grand plié" singnifica "grande dobra": dobramos as pernas até o final. ATENÇÃO! Apenas na SEGUNDA POSIÇÃO, os calcanhares do GRAND PLIÉ NÃO SAEM DO CHÃO!

Battement sur le cou de pied. Ao aumentar a velocidade do movimento, a abertura da perna ao lado se torna menor, apenas o necessário para passar o pé da frente para trás ou vice-versa. Esse movimento fortalece toda a musculatura da parte axial do bailarino, o que lhe da condições de desenvolver o equilíbrio.

O “battement tendu” ou apenas tendu, é uma “batida esticada”, porque ambas as pernas, de base e a de trabalho estão esticadas durante a execução e o pé de trabalho não sai do chão, ao contrário dobattement jeté” ou “glissé”, em que o pé se distancia do chão poucos centímetros.

Chassé é um termo em francês que designa um passo deslizante aonde o bailarino dá um pequeno salto, pousa no chão, e o pé em ação "expulsa" de sua posição o pé parado.

Demi-plié significa meia flexão das pernas.

Battement fondu é um exercício em que as duas pernas dobram e esticam ao mesmo tempo, sendo que a perna do chão sustenta o peso do corpo e a outra flexiona na altura do cou de pied e estica devant (na frente), a la seconde (ao lado) e derrière (atrás) - em degagé a terre (no chão) ou en l'air ( no ar) a 45° ou 90°.

Mas vamos falar sobre o que “deve ou não deve” usar, e as melhores maneiras de usar. Primeiramente, o que não deve ser usado em hipótese nenhuma, nas aulas e nem nos palcos: CALCINHAS, TOPS OU SUTIÃS COLORIDOS ou com detalhes bordados ou rendas: NÃO. Não precisa justificar muito, né?

O estudo sério do ballet só poderá ser iniciado a partir dos sete anos, sendo a idade ideal nove anos. Antes disso é recomendado apenas as aulas de baby class ou iniciação musical.

A direção e sentido da velocidade são determinadas pela regra da mão direita. Podemos aplicar essa mesma análise para uma bailarina que rodopia. Ao fechar os braços sua velocidade angular aumenta porque seu momento de inércia diminui.

O grand-plié consiste em dobrar os joelhos totalmente. Os joelhos devem ser dobrados até que as coxas fiquem na horizontal para o chão, com os calcanhares levantando do chão em todas as posições, exceto na segunda posição. Os calcanhares devem ser baixados novamente como os joelhos retos.