O que é pessoa ingrato?

Perguntado por: lmagalhaes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

1 Que ou aquele que não reconhece e não dá o merecido valor aos favores ou benefícios que lhe foram dados. 2 Que ou aquele que não recompensa devidamente o trabalho que lhe é prestado. 3 Que ou aquele que não corresponde à afeição que se lhe dedica.

Acto hostil à pessoa a quem se deve gratidão.

1 madrasta, cruel, insensível, descaroável, malvada, seca, má, áspera, descarinhosa, maldosa, ríspida.

Converse com a pessoa sobre os seus sentimentos
Evite as frases acusatórias, como “Você fez isso e aquilo”. Dê o benefício da dúvida e permita que a pessoa se explique diante das suas insatisfações. Lembre-se de que ninguém é obrigado a retribuir uma boa ação ou a pedir desculpas, ainda que sejam gestos nobres.

O ingrato não reconhece que sem ajuda, não chegaria a lugar nenhum. Esquece com muita facilidade as coisas boas que lhe fizeram. Vive no “seu mundo”, busca apenas os seus próprios interesses. É um tipo de pessoa que se torna cega para o amor (e doação) de quem está ao lado.

adjetivo Que não agradece nem expressa agradecimento em relação às pessoas que o ajudaram, ou em relação às coisas que recebeu: menino mal-agradecido! Nunca me disse obrigado! substantivo masculino Aquele que é ingrato; sem reconhecimento; desagradecido: os mal-agradecidos não alcançam muitas coisas.

E, se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse? Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

Indivíduo que não sabe agradecer os favores feitos a ele. Desgracioso, desagradável, mal agradecido.

Seja se está lidando com um cliente difícil ou com um amigo ingrato, a melhor abordagem é sempre ficar calmo, ser gentil e estabelecer limites quando for necessário. Nem sempre é possível mudar uma pessoa ingrata, mas você pode sempre mostrar aos outros como consegue lidar com conflitos no dia a dia.

2 desagradecimento, patada, pontapé.

A ingratidão consiste em não reconhecer o bem que lhe foi oferecido ou a ajuda que lhe foi prestada. É o comportamento de quem não demonstra ter gratidão pelo o que possui ou que recebe daqueles à sua volta. O ingrato pode direcionar sua ingratidão para as pessoas e também para aquilo que tem.

Seja grato por tudo e todos que te cercam e te trazem o bem, pois você nunca sabe o dia de amanhã. Uma pessoa ingrata é traiçoeira e só espera que você se doe sem nada em troca.

Escassez de afeto. A ingratidão pode ser observada de duas formas: uma através da insatisfação com a vida e outra através da insatisfação com as pessoas. O indivíduo insatisfeito com a vida se torna um “reclamão”. Não consegue dar valor às coisas boas e vive enxergando somente aquilo que lhe falta.

20 antônimos de ingrato para 3 sentidos da palavra. O contrário de ingrato é: 1 reconhecido, obrigado, agradecido, grato, penhorado, gratífico.

Ou se aprende a lidar com a ingratidão alheia ou ela domina você. Pessoas serão ingratas, mas o que importa é fazer algo por se sentir bem, não para esperar reconhecimento, ou algo mais. Consciência tranquila, sentimento de fazer o certo, isso ninguém jamais poderá te tirar.

A dor da ingratidão é medida pela intensidade que você ama quem a praticou. A ingratidão é uma doença da alma e só existem dois tipos de tratamento para a cura: um é muito amor, o outro muita dor. O ingrato é quem decide qual remédio irá tomar. Não ame as pessoas ingratas, pois o amor não é digno de tanta ingratidão.

Importante dizer que a ingratidão anda sempre atrelada à inveja e ao sentimento de rejeição. Logo, quem é beneficiado esquece-se da ação recebida e cerca de pensamentos ruins a pessoa que o beneficiou, lançando sobre ela seus raios de pensamentos nocivos.

A ingratidão é resultado de uma vida centrada em si mesmo. A sabedoria, pelo contrário, valoriza todos os benefícios, fixa-se na sua consideração e se satisfaz em recordá-los continuamente. Os maus só têm um momento de prazer, e breve: o instante em que recebem o benefício, seja um presente ou algo para a vida toda.

A pessoa ingrata nunca faz do outro uma prioridade. Ela nunca estará lá para ajudá-lo, atender aos seus telefonemas, responder aos seus e-mails etc. Ela só faz essas coisas se puder obter algo positivo em troca. Contudo, se o interesse for seu, ela provavelmente o ignorará.