O que é pessoa bugre?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

“Bugre seria o mesmo que chamar alguém de selvagem. É uma palavra usada no sentido pejorativo, para ofender um indígena.

Os Bugres hoje, principalmente aqui no Brasil, são descendentes de indígenas que outrora eram marginalizados, portanto, para grande parte da população nativa, o termo é sim racista, pois sua origem foi banhada de preconceitos e indiferenças daqueles que um dia foram considerados inferiores.

São muitas mulheres aqui. Elas procuram Sindá, sempre secretamente, na hora em que seus maridos não estão em casa. Por vezes procuram a mãe de santo para, justamente, conseguirem a graça de um emprego para os próprios.

Seus descendentes atuais são os índios Kaingang ou Xokleng que vivem em determinadas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A denominação Campo dos Bugres, atribuída ao desbravador Antônio Machado de Souza, foi a primeira a identificar o território de Caxias do Sul.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão certas. Devemos privilegiar o uso da palavra buggy para referir uma espécie de veículo e a palavra bugre para referir uma espécie de índio. Contudo, é habitual a utilização das palavras bugre e bugue para indicar um buggy.

A única forma de reconhecimento dos povos indígenas, segundo a organização, é o autorreconhecimento, que é um processo individual e coletivo, pois a comunidade ou povo tem a autoridade de reconhecer os indígenas, independentemente do local onde vivem.

Deitavam no chão, protegidos apenas por uma cobertura de folhas nas noites de chuva. Prestes a amanhecer, entravam em sono mais profundo. Era nessa hora que os bugreiros atacavam. De tocaia na mata, grupos de oito a 15 homens cercavam o acampamento.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Buggy – o que é? Leve, o Buggy basicamente constitui-se de um chassi tubular de aço com carroceria em fibra de vidro, bem como suspensão robusta e a confiável mecânica Volkswagen.

Fundação do município de Barra do Bugres
Estes ciclos influenciaram na formação populacional do município de grande diversidade étnica, composta de descentes quilombolas, indígenas, migrantes do sul, sudeste e nordeste do país, além dos mato-grossenses tradicionais que investiram no município.

Não há dúvida, porém, de que a carga semântica da palavra seja historicamente negativa. “De fato, 'bugre' é um termo pejorativo ('rude', 'primário', 'incivilizado', 'selvagem'), associado aos povos nativos pelo colonizador português”, explica Thaís Nicoleti, consultora de língua portuguesa da Folha.

Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo.