O que é pesquisa de leucócitos nas fezes?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

O aparecimento de leucócitos (piócitos) nas fezes, indica um processo inflamatório da luz intestinal. Para se confirmar a presença do processo infeccioso, há necessidade da demonstração do agente infeccioso através do exame bacterioscópico ou técnicas de isolamento e cultura.

Interpretação: HEMÁCIAS: Esquistossomose, hemorróidas, tumores de sigmóide ou de reto. LEUCÓCITOS: PRESENTES: Infecções: Shigella, Campylobacter, Escherichia coli enteroinvasiva; Não-infecções: Retocolite ulcerativa, D. de Crohn, colite de radiação, colite isquêmica.

A interpretação do resultado do exame de sangue oculto nas fezes é bem simples. Ele pode ser positivo ou então negativo. Positivo significa que foi identificada a presença de sangue oculto nas fezes.

O resultado positivo para sangue oculto nas fezes indica a presença de fragmentos sanguíneos no trato gastrointestinal do paciente e, por isso, é indicado fazer uma colonoscopia ou endoscopia para identificar a causa do sangramento e iniciar um tratamento.

O aumento da quantidade de leucócitos no organismo é um distúrbio conhecido como leucocitose, podendo se relacionar a quadros de infecção bacteriana, leucemia, traumatismos, exercícios exagerados ou mesmo estresse.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

A colonoscopia é um tipo de exame de imagem seguro e eficaz utilizado para identificar doenças no intestino e no reto. O número de pacientes atendidos era esperado pelos organizadores por se tratar de pacientes com diagnóstico sugestivo de doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.

Procure o médico imediatamente na ocorrência de qualquer sangramento anal repentino ou persistente acompanhado de ardor ou de outros sintomas. Hemorroidas são a causa mais frequente, todavia existem outras que precisam ser afastadas. Entre elas, a mais importante é o câncer do cólon e do reto.

Se você realizou o exame de sangue oculto nas fezes e deu positivo, é importante se consultar com o médico para ter um diagnóstico correto. Vale destacar que um resultado positivo não significa um câncer colorretal. Como vimos, a presença de sangue nas fezes indica vários problemas diferentes de saúde.

Exame macroscópico das fezes
Exame feito para observar as fezes a olho nu, a fim de analisar características como cor, consistência e textura do material. Essa análise permite verificar a quantidade de água ingerida e presença de alguma infecção.

Um novo exame deverá ser realizado, 3 a 4 semanas após o tratamento dos pacientes que receberam medicação para protozoários. Para infecções por helmintos, o controle se efetuará uma a duas semanas após o tratamento, mas para a teníase, um novo exame será necessário após 5 a 6 semanas.

Medicamentos que podem causar sangramento gastrointestinal e devem ter o seu uso suspenso 3 dias antes da coleta ou conforme orientação médica (o medicamento so pode ser suspenso após orientação médica): aspirina, AAS, antiinflamatórios não esteróide (ex.: diclofenaco), anticoagulantes, colchicina, reserpina, vitamina ...

Diagnóstico: pode ser feito através do rastreamento que inclui exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia. O rastreamento está indicado para toda a população a partir dos 45 anos ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

O exame de fezes também permite diagnosticar ou indicar a necessidade de maior investigação para Doença de Crohn, uma doença autoimune. Ela aparece por meio de calprotectina fecal e, assim, a partir disso é possível indicar o acompanhamento com especialista.

Diagnóstico: o diagnóstico da Doença de Crohn é feito, basicamente, por meio de exames de imagem (raio X, endoscopias) e exames de sangue.

Importância do exame de sangue oculto nas fezes
Quando descoberto precocemente, pode apresentar 90% de chance de sucesso no tratamento. Nestes casos, quando o sangue nas fezes não é visível a olho nu, o exame ajuda a indicar a suspeita destes tumores nas fases iniciais, que são assintomáticas.

Em adultos, a contagem normal de leucócitos varia entre 5.000 e 10.000/mm³. Um nível de leucócitos abaixo de 4.500/mm³ é conhecido como leucopenia. Quando ocorre leucopenia, o primeiro passo mais importante é determinar qual tipo de célula está diminuído – os neutrófilos (neutropenia) ou os linfócitos (linfopenia).

Na leucemia, a produção totalmente desordenada dos leucócitos faz com que seu número aumente consideravelmente. Num hemograma, em vez de aparecerem de 5 mil a 10 mil glóbulos brancos, aparecem 90 mil, 100 mil.