O que é perverso na Bíblia?

Perguntado por: rapolinario9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O perverso é mais desleixado, largado, não se importa muito com o seu semelhante, não respeita a justiça, às vezes compra e não paga, não se preocupa com a sua vida espiritual, é dado aos vícios, crê na Bília, mas não pratica os seus ensinos, trapaceia, não gosta de trabalhar, não gosta de pagar as suas contas, ...

Significado de Perverso
adjetivo Com maldade, perversidade; ruim ou malvado. Que é capaz de prejudicar alguém: assassino perverso. Diz-se da pessoa que possui, cria ou pratica perversões sexuais. substantivo masculino Quem prejudica intencionalmente uma outra pessoa.

A palavra perversão deriva do verbo latino pervertere e significa tornar-se perverso, corromper, desmoralizar, depravar.

A partir de 1850, os manuais de psiquiatria elaboraram a primeira lista oficial das perversões com os seguintes itens: incesto, homossexualidade, zoofilia, pedofilia, pederastia, fetichismo, sado-masoquismo, transvestismo, narcisismo, auto-erotismo, coprofilia, necrofilia, exibicionismo, voyeurismo, mutilações sexuais.

Que faz maldades: 1 má, cruel, feroz, vil, insensível, dura, inclemente, malvada, malevolente, maldosa, maléfica, malévola, maldita, desumana, desalmada, impiedosa, fria, odiosa, molesta, prava.

O perverso não tolera a dúvida. Por se situarem no período edípico, tanto o perverso quanto o histérico terão a percepção de um terceiro. O histérico, ao querer ser desejado, não suporta que o outro deseje outra coisa que não ele, neste caso se sentindo no lugar de excluído.

A perversão não tem cura. O tratamento psicoterapêutico consiste em desarticular os sintomas, para que a pessoa perca essa sensação de gozo e prepotência. Quando o acompanhamento é efetivo, o quadro se estabiliza e se controla.

O adjetivo, perverso, que existe desde 1369 com o significado de mau, ruim, pecaminoso, vicioso e também malvado, pernicioso, tem, ao mesmo tempo, antiteticamente, o sentido de muito bom, excelente (em inglês: wicked; “The Wicked One”, o capeta).

O termo perversão tornou-se um conceito para a área por volta de 1896 quando Sigmund Freud o colocou lado da psicose e da neurose. Desse modo, a perversão encontra-se em um amplo campo de estudo, tendo em vista que engloba comportamento, práticas e fantasias correlacionados à norma social.

"Pervertido" é o particípio de perverter (corromper, depravar, desvirtuar). Ex.: Celular flagra pervertido no ônibus. "Perverso" é adjetivo, e significa malvado, maldoso, cruel. Ex.: Aquele homem era perverso com sua mulher.

A estrutura perversa, porém, não designa, uma conduta e/ou um desvio de caráter. Trata-se de um modo de estabelecimento de laço com o Outro. Assim como a neurose e a psicose, a perversão é uma modalidade de resposta ao confronto com a diferença sexual e com a falta do Outro.

A definição de perversão
Assim como a neurose e a psicose, a perversão é uma psicopatologia. A definição de perversão está relacionada com algum tipo de comportamento sexual depravado ou que apresenta um desvio da normalidade. Em linhas gerais, a perversão é concebida como sinônimo de depravação sexual.

A perversão é então descrita como uma defesa contra a psicose, a fragmentação do eu. Mais comumente, porém, é afirmada como o negativo da neurose, ou seja, como aquilo que a neurose suprime para se constituir enquanto tal.

O mecanismo de defesa específico da perversão é a denegação. Freud coloca que muitos indivíduos que faziam análise com ele apresentavam fetiches como algo que os traria apenas prazer, algo até mesmo louvável.

Trata-se da associação entre perversão, ódio, destrutividade, como podemos ver a partir do comentário de Peixoto Jr. (1999) sobre a contribuição do pensamento de Stoller sobre os ditos desvios sexuais para esse deslocamento da categoria de perversão do domínio do sexual para o campo social.

A ação perversa, entendo eu, é a intenção de desumanização, a não consideração pela condição humana, minha e a do outro. Entendo, reiterando mais uma vez, que se desconsidero a existência do outro, desconsidero também o humano dentro de mim. Por isso a articulação entre sadismo e perversão está sempre presente.

advérbio De maneira perversa; em que há perversidade ou maldade; maldosamente. Etimologia (origem da palavra perversamente).

São sinônimos de desumano: cruel, bárbaro, perverso, brutal, carrasco, mau, insensível, rude e impio.