O que é perspectiva da narrativa?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Foco narrativo é a perspectiva do narrador. Portanto, uma história pode ser contada do ponto de vista de um personagem ou de alguém que está fora do relato. Toda narrativa apresenta a perspectiva de seu narrador. Foco narrativo é a perspectiva daquele que narra uma história.

O foco narrativo designa o ponto de vista daquele que narra a história. Dessa forma, ele pode ser em primeira pessoa, isto é, quando pertence a uma das personagens (principal ou coadjuvante), e também pode ser em terceira pessoa, ou seja, quando não pertence a uma das personagens, localizando-se fora da história.

Em outras palavras, o foco narrativo, representa a “voz do texto”, sendo classificados basicamente em três tipos:

  • Narrador Personagem.
  • Narrador Observador.
  • Narrador Onisciente.

4 tipos de perspectiva

  • Paralela;
  • Oblíqua;
  • Aérea;
  • Contra plano.

Conto: narrativa curta que gira em torno de um acontecimento real ou fictício. Crônica: narrativa informal que tem como tema o cotidiano. Fábula: narrativa que transmite mensagem de cunho moral. Novela: narrativa longa que se desenvolve em torno de um personagem principal.

Tempo Psicológico:
O tempo psicológico pode mudar a ordem dos acontecimentos, pode se fixar em lembranças, pode seguir o fluxo de pensamento, pode seguir apenas uma personagem. Ele não segue uma ordem linear. Para não esquecer: Passado, presente e futuro podem se misturar na narrativa com o tempo psicológico.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

A importância da escolha do foco narrativo em cada texto: No conto "A porta aberta", o foco narrativo em terceira pessoa contribui para criar expectativas e para surpreender o leitor ao final, já que o conflito não se apresenta desde o início.

Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.

Sim, pois você tem duas alternativas: Reescrever o texto com o foco de um narrador observador, ou seja, não participa da história e narrado que participa da história.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

A personagem principal conta sua história - foco narrativo na primeira pessoa ou interno. Uma personagem secundária conta a história da personagem principal - foco narrativo na primeira pessoa ou interno. O Narrador conta a história como observador - foco narrativo na terceira pessoa ou externo.

E o narrador na terceira pessoa se refere às personagens como "ele, ela, eles, elas", e ele nunca vai ser um personagem da história, mas a gente pode colocar ele em duas categorias, observador ou onisciente, ou seja, que só observa a história, ou que sabe tudo, inclusive os pensamentos do personagem.

O que é Perspectiva:
Perspectiva é uma palavra de múltiplos significados, podendo estar relacionada com o modo como se analisa determinada situação ou objeto; um ponto de vista sobre uma situação em específico; um modo tridimensional de representação ou tudo aquilo que se consegue ver ao longe.

Na representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte (PV). O ponto de vista revela-se exatamente no cruzamento dessas duas linhas.

Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão.

E para conhecermos um pouco mais sobre os diversos tipos de narrativa, devemos saber que elas se subdividem em: Romance, Novela, Conto, Crônica e Fábula.

Elementos da narrativa: quais são e como usar na prática?

  • enredo;
  • espaço;
  • tempo;
  • narrador;
  • personagens.

A Narração é um tipo de texto que relata uma história real, fictícia ou mescla dados reais e imaginários. O texto narrativo apresenta personagens que atuam em um tempo e em um espaço, organizados por uma narração feita por um narrador. Tudo na narrativa depende do narrador, da voz que conta a história.

O discurso direto pode ser entendido como a reprodução exata da fala de alguém. Já o discurso indireto ocorre quando o autor expressa com suas palavras a fala de outrem. Por fim, o discurso indireto livre é uma mescla entre o direto e o indireto.

Os fatos são narrados a partir da complicação e finaliza-se com o clímax da história. Na conclusão do enredo tem-se o desfecho. Uma forma menos comum de começar um enredo é pelo desfecho.