O que é personalidade para Rogers?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Para Rogers (1951/1992) um dos pressupostos de sua teoria é que as pessoas usam suas experiências para se definirem, e o que se pode perceber em pessoas com dependência afetiva é que a experiência de depender em si, é tão presente que se tornou parte de sua constituição de personalidade.

Teoria da personalidade segundo Freud
A personalidade é desenvolvida no indivíduo quando criança, tendo como motivadores primários os impulsos sexuais e agressivos. A fim de explicar a sua teoria, Freud subdividiu a estrutura da personalidade em três sistemas: o id, o ego (eu) e o superego (eu superior).

Dois principais conceitos constituem a obra rogeriana: a tendência atualizante e a noção do “eu” (ROGERS; KINGET, 1977a).

O livro Teorias da personalidade também divide as teorias em algumas subdivisões: teorias cognitivas e da aprendizagem, teorias psicodinâmicas, teorias humanistas existenciais, teorias biológico-evolucionistas e teorias disposicionais.

É desenvolvida a teoria das atitudes facilitadoras, segundo a qual o psicoterapeuta deve apresentar três condições para que ocorra o crescimento do cliente: empatia, aceitação positiva incondicional e congruência.

Normalmente, a personalidade é entendida como um "lugar" ou uma "predisposição" de uma pessoa a se comportar de uma determinada maneira. A filosofia Behaviorista Radical, proposta por Skinner, vai ter uma visão diferente. Para o autor, a personalidade é um "sistema funcionalmente unificado de respostas" de uma pessoa.

A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.

A terapia rogeriana pode ser definida como uma abordagem não-diretiva e empática, com o objetivo de empoderar e motivar o cliente ao longo do seu processo terapêutico. Ou seja, valoriza a experiência do paciente.

A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

Nas últimas décadas, os psicólogos chegaram a cinco traços de personalidade que podem ser utilizados para caracterizar todos os indivíduos:

  • Abertura;
  • Escrupulosidade;
  • Extroversão;
  • Amabilidade;
  • Neuroticismo.

Conforme Bergamini (2005), a personalidade tem como função descrever e determinar as características extrínsecas e intrínsecas dos indivíduos, ou melhor, aquilo que cada um é. Aquilo que cada um mostra ser.

Este objetivo deve ser, então, alcançado por meio de atitudes que Rogers (1957/1992) denominou de atitudes facilitadoras: a autenticidade, a consideração positiva e a empatia.

Quais são as principais abordagens da psicologia?

  • Psicanálise. ...
  • Psicologia analítica. ...
  • Psicologia comportamental. ...
  • Psicologia humanista.

No livro Teorias da personalidade – 8. ed, de Jess Feist, Gregory J. Feist, Tomi-Ann Roberts, personalidade é definida como “um padrão de traços relativamente permanentes e características únicas que dão consistência e individualidade ao comportamento de uma pessoa”.