O que é permitido na segunda fase do Exame da Ordem?

Perguntado por: iparaiso9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Dentre os materiais liberados estão: leis de introdução dos códigos; instruções normativas; índice remissivo; exposição de motivos; súmulas; enunciados; orientações jurisprudenciais; regimento interno; e resoluções dos tribunais.

6 pontos

Quanto tem que tirar na 2ª fase da OAB? Para ser aprovado na segunda fase da OAB, é necessário alcançar 60% de aproveitamento (6 pontos).

O que não pode levar na prova do Exame de Ordem da OAB? Além de saber o que levar, é importante conhecer também itens que não serão permitidos. Neste caso, não será permitido o uso de lápis, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie durante a realização da prova.

Basicamente, você pode marcar seu material com clipes de cores diferentes e separadores industriais. Além disso, pode utilizar marca-textos, canetas e lápis para sublinhar e marcar trechos.

Quanto às proibições, não invente de levar: jurisprudências; anotações pessoais (sejam manuscritas ou impressas); transcrições; cópias reprográficas (xerox); impressos da internet; informativos de tribunais; livros de doutrina; revistas; apostilas; calendários; e até mesmo dicionários.

Assim, o critério utilizado por muitos alunos, de que o Direito Civil seria mais provável de se reprovar, não é de todo verdadeiro, pois essa matéria ocupa a segunda colocação.

Segundo dados do Conselho Federal da OAB, mais da metade dos candidatos foram reprovados no teste aplicado no segundo semestre de 2021. O processo exige que os estudantes de Direito respondam a uma prova objetiva na 1ª etapa, com questões sobre diversas disciplinas jurídicas.

Quantas vezes pode fazer a prova da OAB? Bom, a resposta é simples e direta. Quantas vezes for necessário até você passar! Além disso, há um adendo importante: se passou na 1ª Fase e reprovou na 2ª Fase, você pode refazer a última etapa.

10 horas

O tempo necessário para estudar para a 2a fase da OAB é aquele que você tem disponível para isso. Não existe uma resposta correta para essa pergunta. Você pode se deparar com pessoas que se dedicam diariamente a livros e videoaulas, chegando a 10 horas de estudos por dia.

Em termos de cola na Prova da OAB você acaba tendo 2 opções. A primeira delas seria colar de alguém que esteja na mesma sala que você. A segunda opção seria fazer uma cola de alguma fonte de informação alternativa, como algum dispositivo eletrônico ou material que você tenha levado para a prova.

Por fim, vamos eleger o melhor Vade Mecum para o Exame de Ordem da OAB, 1ª e 2ª fases.
...
Melhor Vade Mecum para o Exame de Ordem da OAB

  • Editora Rideel.
  • Editora Saraiva.
  • Editora RT.
  • Editora Método.
  • Editora Juspodivm.
  • Editora Foco.

Utilizar marca-texto para sublinhar, circular e/ou grifar artigos ou leis de seu Vade Mecum é permitido. Você pode escolher diferentes cores, isso fica a seu critério. O mesmo se aplica à caneta esferográfica e ao lápis.

Posso riscar ou grifar o caderno de rascunho? R: Pode. O caderno de rascunho é seu, você vai levar ele ao final da prova. Nada do que você escrever no caderno de rascunhos será corrigido.

Por fim, evite levar lápis, lapiseira, corretivo de qualquer espécie e/ou borracha. Eles não podem ser utilizados durante a prova.

A fase mais difícil da OAB pode ser a 1a para o candidato X, mas a 2a para o candidato Y. Tudo dependerá das forças e fraquezas de cada um. No entanto, existem dificuldades, comuns às duas fases, que devem ser enfrentadas: Gestão do tempo: em ambas as provas, a FGV concede 5 horas para realizar as questões.

Disciplinas que mais aprovam na 2ª Fase OAB
Como é possível perceber na lista acima, Direito Constitucional, que ocupa a 5º posição na preferência dos examinandos, é a que lidera o topo como a disciplina que mais aprova na 2ª fase da OAB.

É Possível Passar na OAB em 30 Dias? SIM, é possível fazer um preparo eficiente para a OAB em apenas 30 dias antes da prova, mas para que isso aconteça você tem que seguir um caminho diferente de quem tem muito mais tempo para estudar.

Segundo a professora Barbara, a dica é iniciar pela leitura do enunciado da peça prático-profissional, com o objetivo de identificar a peça. Depois disso, faça um rascunho, o esqueleto da peça, com todas as informações que devem ser trabalhadas.

Os processos na OAB são semelhantes a procedimentos judiciais, com direito a defesa. Como colar não é crime, não é possível puni-los.