O que é periodização de estudo?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Resumo - Planos anuais de treinamento simples são utilizados há séculos. Periodização é o planejamento geral e detalhado do tempo disponível para o treinamento, de acordo com os objeti- vos intermediários perfeitamente estabelecidos, respeitando-se os princípios científicos do exercício desportivo (DANTAS, 2003).

Existem alguns tipos de periodização que variam de acordo com o ciclo em que você se encontra — macrociclo, mesociclo e microciclo — ou do objetivo traçado.

As três principais fases de uma periodização de treino são: macrociclo, mesociclo e microciclo. Cada um desses ciclos tem duração e metas específicas, determinadas de acordo com o objetivo final do aluno, do seu condicionamento físico e condições de saúde ao dar início ao programa de treinamento.

Conclui se que o modelo de periodização que resulta em melhores ganhos de hipertrofia e para força é método não linear, já para o ganho de resistência muscular o modelo de periodização que obteve melhores ganhos foi o linear reversa. Palavras-chave: Organização. Força muscular. Adaptação.

verbo transitivo direto Dividir em intervalos regulares de tempo; tornar periódico, recorrente, regular: periodizar os treinamentos de musculação. Expor em segmentos bem definidos de tempo; narrar por períodos: o livro periodiza a história cubana em três etapas.

O principal ponto benéfico da periodização é a capacidade do corpo realizar e suportar bem grandes esforços, evitando a ocorrência de lesões. A periodização também evita a fadiga, tão comum em pessoas que exercitam repetidas vezes a mesma parte do corpo.

O modelo clássico de periodização organiza o planeamento de treino em blocos de acordo com períodos de tempo específicos. Assim, o período mais longo é designado de macrociclo e tem a duração de cerca de 12 meses.

A divisão em períodos foi criada por historiadores europeus com o objetivo de facilitar o estudo e a compreensão da História. Inicia-se pela Pré-História, já chamada de “Idade da Pedra”, um termo não mais utilizado e daí seguindo para a Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Segundo Fleck (2011) a periodização linear segue o modelo clássico, começando com um treinamento de alto volume e baixa intensidade e progredindo para baixo volume e alta intensidade de treinamento. Na periodização não-linear ou ondulatória as mudanças de intensidade e volume acontecem com mais frequência.

O relatório de treinamento é uma parte essencial da coleta de dados de uma organização após capacitar seus colaboradores. Mas primeiramente, o que é este relatório? Ele nada mais é do que um conjunto de indicadores de desempenho responsáveis por mensurar a performance da equipe no processo de aprendizagem.

O ciclo de treinamento corporativo é um conjunto de atividades que visa aprimorar as habilidades de um colaborador de acordo com seu trabalho e função. É indispensável para as organizações que desejam manter-se constantemente competitivas e atualizadas às novas tendências do mercado.

Criando um Macrociclo
Acesse o menu Planilha> Planilha, selecione o aluno para criação do macrociclo e em seguida clique no botão 'Editar Ciclos de Treinamento' destacado abaixo. Na tela de Ciclos de Treinamento, clique no botão 'Novo Macro'. Informe o nome do macro, observação e a data início.

Desenvolvendo um microciclo de treinamento

  1. 1- Nível de jogo atual. É ele quem norteia a semana de atividades. ...
  2. 2- Nível de jogo pretendido. Determinado pelas (utópicas) ideias de jogo do treinador. ...
  3. 3- Próximo adversário. ...
  4. 4- Conteúdos do Currículo. ...
  5. 5- Objetivo de cada jogo. ...
  6. 6- Criação dos Jogos.

Zakharov (1992) relatou a existência de 6 tipos de microciclos: · Incorporação, Ordinário, Choque, Recuperação, Pré- competitivo, competitivo.

Desvantagens da periodização dupla
O primeiro período de competições (período 1 de competições) quando este realmente tem uma preparação minuciosa, atrapalha o ritmo de treino e a preparação para o segundo período de competições (período 2 de competições).

Na fase competitiva, o atleta aumenta a intensidade e volume dos treinos e atinge seu auge, buscando a estabilização para a competição. Já na transição, existe um período de recuperação em que o atleta diminui a intensidade e a quantidade dos treinos.

É necessário ter uma sequência ritmada, intercalada e as vezes pausada. Sim, dependendo da rotina e carga utilizada nos treinos, os músculos precisam descansar. Esta pausa, é chamada de deload. "Neste período, a intensidade é reduzida.

nome feminino. Acto ou efeito de periodizar ou de dividir em períodos (ex.: periodização de um programa de treino ). Origem etimológica:periodizar + -ção.