O que é perigo fator de risco?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Já o Perigo ou Fator de risco ocupacional, é a fonte com potencial e causar lesões ou agravos à saúde. Elemento que isoladamente ou em combinação com outros tem o potencial intrínseco de dar origem a lesões ou agravos à saúde.

Tipos de fatores de risco

  • Fatores de risco comportamentais. Os fatores de risco comportamentais referem-se geralmente às “ações” que o indivíduo decidiu tomar. ...
  • Fatores de risco fisiológicos. ...
  • Fatores de risco demográficos. ...
  • Fatores de risco ambientais. ...
  • Fatores de risco genéticos. ...
  • Rendimento. ...
  • Idade. ...
  • Sexo.

A mais simples e objetiva é: perigo é tudo aquilo que tem potencial de causar uma perda ou fatalidade. Sendo assim, qualquer situação pode apresentar um perigo. Por exemplo, dirigir sem carteira de motorista, um piso escorregadio, uma tempestade, uma área energizada, um produto químico.

Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

Um risco corresponde ao grau de dano. Quase todo risco tem uma consequência, que pode ser de difícil previsão. Ameaças variam em severidade. Severidade: grau de dano que a ocorrência de uma ameaça pode causar a um sistema.

Risco é a probabilidade de um evento acontecer, seja ele uma ameaça, quando negativo, ou oportunidade, quando positivo. É o resultado obtido pela efetividade do perigo. Perigo é uma ou mais condições que têm o perfil de causar ou contribuir para que o Risco aconteça.

Um risco é qualquer coisa, desconhecida ou incerta, que possa impedir o sucesso. Geralmente, um risco é qualificado pela probabilidade da ocorrência e pelo impacto que pode causar no projeto, caso ocorra.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

O que são fatores ocupacionais de risco? São uma série de situações que podem comprometer a saúde do trabalhador. Pode-se dizer que essa série de situações é extensa, pois vai desde uma cadeira com péssima ergonomia até mesmo a falta de equipamentos para trabalhar com maquinários pesados ou grandes alturas.

Entre as principais medidas utilizadas para estimar fatores de risco estão o Risco Atribuível ou Diferença de Riscos (RA), Risco Relativo ou Razão de Riscos (RR) e Odds Ratio ou Razão de Chances (OR). Estas medidas costumam ser calculadas em função do delineamento de pesquisa.

Os riscos e perigos devem ser identificados de acordo com o contexto da sua organização. Bem como, os incidentes internos ou externos, incluindo emergências e atividades que causam incômodo no entorno. Podem ser, por exemplo, ruído, odor, dentre outros mais.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Significado de Perigo
substantivo masculino Estado de uma pessoa que corre grandes riscos. Situação em que alguém está sob ameaças. Quem pode ser considerado uma ameaça aos demais. Acontecimento ou evento em que pode ocorrer algo prejudicial.

O Ministério do Trabalho classifica os riscos ocupacionais em 5 tipos. De acordo com suas características, são:

  • Riscos físicos;
  • Químicos;
  • Biológicos;
  • Ergonômicos;
  • Acidentais.

– prostituição e promiscuidade; – ideação suicida. No contraponto aos fatores de risco, estão os fatores de proteção, que são condições ou variáveis ambientais, biológicas, genéticas ou sociais que agem a favor do desenvolvimento da criança e atuam na prevenção de aparecimento de desordem emocional ou comportamental.

Como exemplos, temos o esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, postura inapropriada, imposição de ritmos excessivos (jornadas de trabalho prolongadas e trabalhos em turnos seguidos), repetitividade e outras situações que causem estresse.

Resposta verificada por especialistas

  1. Identificar e avaliar os risco existentes;
  2. Tomar medidas para diminuir a probabilidade do desastre acontecer;
  3. Diminuir as vulnerabilidades da comunidade envolvida;
  4. Se preparar sempre para o pior, fortalecendo a capacidade de enfrentamento do risco.

Definição - O que é Perigo Potencial
Conjunto de condições na operação de um item, produto ou sistema com potencial para a iniciação de uma seqüência de acidentes.