O que é periféricos de armazenamento?

Perguntado por: ealves2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Periféricos de armazenamento: são periféricos de entrada/saída, que podem armazenar as informações de forma permanente (disco rígido, CD, CD de áudio e CD-ROM e DVD, DVD áudio e DVD-ROM etc.).

Os periféricos podem ser conectados através de um cabo ou de um conector; dependendo do dispositivo, uma conexão sem fio através de Wi-Fi ou Bluetooth® também é possível. Mouse, teclado, fone de ouvido, scanner manual, monitor, alto-falante, impressora e headset são exemplos de periféricos.

Significado de Periférico
adjetivo Relativo à periferia, à linha que limita uma superfície curvilínea. Situado num lugar afastado do centro da cidade: bairro periférico. Que está na periferia, no contorno ou na parte exterior de algum centro: nervo periférico.

Tipos de armazenamento de dados

  • Armazenamento definido por software. ...
  • Armazenamento em nuvem. ...
  • Armazenamento NAS. ...
  • Armazenamento de objetos. ...
  • Armazenamento de arquivos. ...
  • Armazenamento em blocos.

As três principais formas de armazenagem são:

  • Própria. Esse tipo de armazenagem, como o nome já diz, é realizado pela própria empresa. ...
  • Terceirizada. Terceirizar a armazenagem é muito comum e é uma opção vantajosa para grande parte das empresas. ...
  • Contratada. ...
  • Layout do espaço. ...
  • Custos. ...
  • Localização. ...
  • Amplitude.

Por meio do processo de armazenagem, a companhia consegue definir locais para a movimentação de mercadorias, otimizando todo o fluxo. Isso é muito importante para as operações do negócio. Os locais centralizados facilitam o recebimento, a preparação e o envio de produtos aos consumidores.

Entre os dispositivos de armazenamento que mais cresceram nos últimos anos, destacam-se os leitores de cartão de memória, que fazem parte dos computadores através da porta USB ou de uma placa. Os cartões de memória são mais resistentes do que os CD-ROM e os DVD-ROM e são mais cómodos de transferir.

O armazenamento de dados é o registro e a preservação de informações digitais para o seu uso em operações em curso ou futuras. Entenda como funciona. Em termos simples, computadores modernos, ou terminais, conectam-se aos dispositivos de armazenamento, diretamente ou por meio de uma rede.

Qualquer dispositivo que emite informação para um computador é chamado periférico de entrada. Existem muitos periféricos de entrada, mas os mais comuns são o teclado, o rato e o scanner. O teclado é um dos principais dispositivos de entrada utilizados pelos computadores.

Dispositivos de entrada e saída são os aparelhos que permitem a interação de um processador, geralmente um computador, com o homem. Também são conhecidos como periféricos e possibilitam a entrada e saída de dados.

Qualquer dispositivo que emite informações processadas por um computador é chamado de periférico de saída. A maioria das informações de um computador é reproduzida num formato visual ou auditivo e os periféricos de saída mais comuns são o monitor, as colunas e a impressora.

Os periféricos são dispositivos instalados junto ao computador, cuja a função é auxiliar na comunicação homem/máquina. Estes dispositivos poderão estar na periferia (em torno) do computador ou dentro do próprio gabinete.

Em síntese, equipamentos periféricos são os aparelhos que ficam em volta do computador e complementam o seu funcionamento. Os exemplos são, mouse, teclado, fones de ouvido, impressora, leitores de cartões, entre outros equipamentos.

O monitor, a impressora, a caixa de som e os fones de ouvido são exemplos de periféricos de saída.

Uma unidade de disco rígido ou uma unidade de estado sólido retém todos os dados – arquivos, fotos, programas, músicas e vídeos – que o usuário quer guardar. Dispositivos de armazenamento externos e removíveis, como pendrives e CDs e DVDs de leitura ou regraváveis também são armazenamentos secundários.