O que é perfurante insuficiente na perna?

Perguntado por: ugalvao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Quando uma veia perfurante se torna incompetente, o paciente apresenta quadros de insuficiência do fluxo sanguíneo nas veias, causando uma rápida deteriorização por doenças venosas existentes, além do desenvolvimento de possíveis úlceras venosas.

A doença, caracterizada pelo mau funcionamento das veias dos membros inferiores como consequência da hipertensão venosa (aumento da pressão dentro das veias), não costuma levar o paciente a óbito, mas pode comprometer sua qualidade de vida.

Veia perfurante é uma veia que drena o sangue do sistema venoso superficial para o profundo. Chama-se perfurante porque perfura a aponeurose, dirigindo-se da superfície para a profundidade. Existem muitas veias perfurantes ao longo do trajecto das veias safenas, magna e parva.

Quando estão insuficientes (doentes) drenam sangue do sistema venoso profundo para o superficial, gerando sintomas, como edema (inchaço), perda de pelos e escurecimento da pele (dermatite), inclusive podendo causar feridas e/ou sangramento.

Sedentarismo e obesidade são fatores de risco para insuficiência venosa crônica. A falta de exercícios físicos que estimulem a circulação nas pernas também facilita o surgimento da insuficiência venosa crônica. Sabe-se ainda que pessoas com histórico familiar apresentam mais chances de ter a doença.

Na coxa, as perfurantes são mediais, anteriores, laterais e posteriores2. As veias perfurantes drenam o fluxo das veias safenas magna e parva para as veias profundas ou musculares ou o fluxo de veias tributárias independentes do sistema das veias safenas, e podem desempenhar diferentes papéis hemodinâmicos.

A Insuficiência Venosa é uma condição em que essas válvulas não funcionam, fazendo com que o sangue se acumule e coloque uma maior pressão nas paredes das veias.

O que é veia safena magna insuficiente? Quando dizemos que a veia safena magna apresenta refluxo ou é insuficiente significa que ela está doente.

Muitas pessoas se perguntam se a insuficiência venosa crônica tem cura, e a resposta é sim, mas a cura pode variar de caso a caso. Algumas pessoas podem ser curadas com mudanças na dieta e no estilo de vida, enquanto outras precisam de intervenções médicas, como cirurgia, escleroterapia ou tratamentos a laser.

Insuficiência venosa crônica (IVC) é um estado médico em que as válvulas das veias não funcionam de forma correta, causando um acúmulo de sangue e consequentemente uma pressão nas paredes das veias. Porém, quando a doença não é tratada, a pressão faz com que as veias se dilatem, rompendo assim os vasos capilares.

Diosmina + hesperidina
Os nomes comerciais que contêm esses princípios ativos incluem Daflon, Venaflon, Perivasc, Flaveno, Velunid e alguns outros. Esse medicamento é muito indicado para tratar insuficiência venosa crônica e outros problemas que atingem a saúde das veias.

As artérias perfurantes suprem as estruturas circundantes na superfície ventral do cérebro, como o quiasma óptico, a glândula hipófise, os corpos mamilares e a glândula pineal. Além disso, elas fornecem sangue arterial para as estruturas profundas do cérebro, incluindo a cápsula interna, os núcleos da base e o tálamo.

Elas podem ocorrer por uma série de fatores. Por exemplo, quando praticamos atividade físicas, as veias podem saltar devido ao aumento da vascularização e do fluxo sanguíneo na região. As veias podem também ser mais aparentes em pessoas quem tem um baixo percentual de gordura e muita massa muscular.

A extração da safena não é prejudicial à circulação de sangue na perna. Caso a orientação seja retirá-la, certamente é porque não desempenha sua função e o organismo está habituado a trabalhar sem ela.

O refluxo na veia safena é um problema vascular que afeta milhões de pessoas no Brasil e em todo o mundo. É uma condição de saúde que se caracteriza por dor nas pernas, inchaço, vermelhidão e sensação de queimação. O refluxo nas veias safenas das pernas pode ser causado por diversos fatores e requer atenção.

Em cada perna, temos 2 veias safenas: uma maior que vai da virilha até o pé, chamada veia safena interna ou magna, e uma menor, que vai do joelho até o pé, correndo na face posterior da perna, a veia safena externa ou parva.

A Insuficiência Venosa Crônica pode se apresentar com sinais e sintomas como: presença de veias varicosas; dor, queimação, sensação de peso ou de latejamento; inchaço nos membros inferiores (principalmente no final do dia); escurecimento da pele, conhecida como dermatite ocre (hiperpigmentação devido ao acúmulo de ...

Insuficiência venosa crônica: quais os tratamentos?

  1. uma dieta equilibrada, nos casos de obesidade levando ao emagrecimento;
  2. prática de exercícios físicos com regularidade;
  3. elevar as pernas quando em repouso, facilitando o escorrimento do fluxo sanguíneo pelo corpo;
  4. não permanecer na mesma posição por tempo prolongado.

Mesmo que a insuficiência venosa esteja estabilizada, o trabalho em temperaturas elevadas deve ser evitado, pois o efeito do calor sobre as veias pode levar a uma vasodilatação, com agravamento do processo, e até descompensação das varizes18.

A veia safena interna (ou magna), inicia-se próximo ao tornozelo (maléolo medial) e tem trajeto pelo lado interno da perna e coxa, terminando numa veia profunda, a veia femoral, na altura da virilha.