O que é percussão pulmonar?

Perguntado por: uaguiar . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Conceito: é o exame das vibrações percebidas pela mão do examinador, encostada na parede torácica, quando o paciente emite algum som.

A percussão pode ser feita de forma direta ou digito-digital. A direta é feita a partir de golpes com as pontas dos dedos na região alvo, fazendo movimento de martelo e sempre retirando rapidamente as pontas dos dedos para que a vibração ocorra.

Som parecido com ruído de couro que se modifica de acordo com o ciclo respiratório.

Eles podem ser divididos em três tipos principais:

  • Som traquel.
  • Brônquico.
  • Broncovesicular.
  • Murmúrio vesicular.

Utiliza-se a percussão dígito-digital, indo de cima para baixo em cada face. Ir golpeando os espaços intercostais ora de um lado, ora do outro, e ir comparando os sons obtidos. Manter a força do golpe constante. Identificar os 3 sons pulmonares à percussão e as áreas em que ocorrem.

A percussão é um exame feito no animal quando está posicionado em decúbito lateral. Visa localizar a presença de sons anormais na cavidade abdominal. A percussão é um exame feito no animal quando está posicionado em decúbito lateral. Visa localizar a presença de sons anormais na cavidade abdominal.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

Inspeção (visão, olfato) Palpação (tato) Percussão (tato e audição)

Na palpação, verifica-se o estado das estruturas externas por pressão: a parte superficial do corpo com pressão de 1 cm; a parte profunda com pressão de 4 cm. A percussão, variante da palpação, aplica pequenos golpes no organismo e analisa as vibrações quanto à intensidade, tonalidade e timbre.

Entre as técnicas para este procedimento temos: percussão direta; percussão dígito - digital; ou punho-percussão, percussão com a borda da mão e percussão por piparote. A percussão direta é realizada golpeando-se diretamente com as pontas dos dedos a região alvo.

Existem três tipos de instrumentos de percussão: os que produzem som por raspagem, impacto ou agitação. Uma das principais funções desse tipo de instrumento é conferir ritmo à musica, porém existem instrumentos melódicos, como o xilofone.

Os instrumentos de percussão são aqueles que necessitam ser percutidos (batidos), agitados, raspados ou friccionados para que produzam os sons.

O estridor é um som semelhante aos sibilos que se ouve quando uma pessoa respira e que geralmente é devido à obstrução do fluxo de ar na traqueia ou na parte posterior da garganta. Causas comuns: Bronquite aguda.

Chiado no peito
A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Tipos de sons pulmonares
Estertores: os sons estertores parecem pequenos “cliques”. Acredita-se que os sons estertores ocorrem quando o ar abre as vias aéreas fechadas. Roncos: os roncos ocorrem quando o ar é obstruído nas vias respiratórias. Ele é muito comum durante a noite, enquanto a pessoa está dormindo.

Os sibilos são sons ou ruídos respiratórios auscultados (ouvidos com auxílio do estetoscópio) ao exame físico ou relatados pelo paciente. Popularmente, são descritos como chiado no peito, piado, pieira ou miado de gato.

Como realizar a ausculta pulmonar
A priori, a pessoa que realizará o exame deve se colocar atrás do paciente. Este deve estar com o tórax despido, e respirar pausada e profundamente. Orienta-se ao paciente que inspire o ar pelo nariz e o solte pela boca, entreaberta, sem emissão de ruídos neste processo.

Som semelhante ao da percussão de um tambor e que é audível, por exemplo, quando se faz a percussão digital de um abdómen com uma quantidade excessiva de ar ou gás na cavidade peritoneal ou nos intestinos.