O que é percepção para Piaget?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Para Piaget, a percepção não é uma atividade única, fazendo parte, sim, de processos diversos como a exploração, reorganização, esquematização, transporte e antecipação. Além do que, apesar de todas essas atividades estarem possivelmente presentes desde o nascimento, elas não acontecem, pelo que parece, no mesmo ritmo.

Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.

O processo de percepção
Percepção é o processo através do qual as pessoas processam as informações que afetam seus sentimentos e ações e os de outras pessoas. É o processo pelo qual as pessoas escolhem, organizam e reagem às informações do mundo que as rodeia.

Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.

A percepção da pessoa refere-se à capacidade de identificar e usar dicas sociais sobre pessoas e relacionamentos; A percepção social é como percebemos certas sociedades e pode ser afetado por coisas como estereótipos e generalizações. Outro tipo de percepção é a percepção seletiva.

Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.

A teoria piagetiana é apresentada como um processo de construção de estruturas lógicas, ou seja, uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento. Enquanto Vygotsky apresenta sua teoria como histórico-social do desenvolvimento.

Em consequência das suas pesquisas, chegou à conclusão de que há avanços significativos referentes ao desenvolvimento moral na criança. A partir disso (Piaget, 1994, p. 23-24), apresentando três períodos principais, são eles: (1) Anomia; (2) Heterônoma; e (3) Autonomia.

A acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo (Nitzke et alli, 1997a).

Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna. Ajusta ou cria-se novos esquemas visando uma melhor adaptação (mudança qualitativa-modificação de estrutura).

Piaget divide o desenvolvimento moral em 3 fases distintas: anomia, heterônoma e autônoma.

A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação. Os indivíduos percebem só uma pequena porção dos estímulos aos quais estão expostos.

São classificadas como percepções simples a percepção visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa e proprioceptiva ou cinestésica. Percepção visual é a habilidade de reconhecer e discriminar diferentes estímulos visuais, interpretando-os e, posteriormente, associando-os a experiências prévias.

É um processo em que os sentidos humanos convertem a energia de um estímulo em mensagens neurais e que provoca reações. A percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações. É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos.