O que é percepção e aprendizagem?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A percepção é um instrumento relevante na aprendizagem porque elege os conhecimentos adquiridos, selecionando-os de acordo com as necessidades do indivíduo e da sua capacidade de absorção da experiência vivida.

Quando você estuda, você precisa estar atento e prestar atenção ao que está lendo ou ouvindo. A atenção constante é especialmente importante para o estudo porque ler a mesma informação enquanto você tenta aprender pode se tornar tedioso e monótono após um tempo.

3 PERCEPÇÃO E ESCOLA
Também é através da percepção que descobrimos o significado dos sentimentos que nos acompanharão durante a vida escolar e também durante a vida não escolar, tais como: amizade, lealdade, tolerância, respeito, etc., enfim sentimentos e atitudes que nortearão o nosso caráter durante todo o processo.

O que é a percepção? A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.

substantivo feminino Ação ou efeito de perceber alguma coisa por meio das sensações; impressão: percepção do clima. Compreensão do sentido de algo através da inteligência; entendimento: percepção de uma teoria. Juízo consciencioso sobre algo ou alguém: é necessário entender a percepção do certo e do errado.

Tipos de percepção

  • Percepção visual.
  • Percepção auditiva.
  • Percepção olfactiva.
  • Percepção gustativa.
  • Percepção tátil.
  • Percepção temporal.
  • Percepção espacial.
  • Propriocepção.

Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo. Alguns podem ter dificuldade para detectar a sensação devido à integridade da pele ou fatores anatômicos.

O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.

As percepções são processos mentais, segundo a teoria sociocultural de Vigotski, fazendo parte da formação do pensamento humano. Assim os processos de percepção influenciam na formação dos conceitos científicos desenvolvidos na escola.

Elas estimulam a inteligência e contemplam todos os estilos de aprendizagem. Somos seres sensoriais e adquirimos conhecimento através dos nossos sentidos e movimentos corporais. A percepção sensorial nos permite conhecer através da experiência e influencia a nossa aprendizagem desde que somo bebês.

Do ponto de vista da análise do comportamento, o que chamamos de atenção não difere do que chamamos de percepção; estamos, no caso da atenção, mais uma vez falando de controle de estímulos, portanto, de uma relação entre condições antecedentes e respostas operantes.

A percepção está estreitamente relacionada com as demais funções psicológicas. Seu desenvolvimento ocorre partindo de estruturas biológicas para uma progressiva diferenciação e aperfeiçoamento por meio da mediação do meio social.

Faça atividade física: Uma simples caminhada diária é o suficiente para deixar a mente mais atenta. Durma bem:O. repouso cerebral é muito importante para se ter uma boa memória.

O desenvolvimento do sistema perceptivo está intimamente relacionado ao desenvolvimento motor (MEDINA; ROSA; MARQUES, 2006). Essa relação se dá uma vez que a percepção resulta em estímulos sensoriais, que por sua vez desencadeiam em uma ação, a qual pode ser de caráter cognitivo ou motor (GALLAHUE; OZMUN, 2005).

Fatores que influenciam o processo perceptivo
Incluem características do perceptor, do percebido e da situação.

A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação. Os indivíduos percebem só uma pequena porção dos estímulos aos quais estão expostos.

Através de nervos periféricos, as informações que foram decodificadas chegam ao sistema nervoso central (na medula ou no encéfalo). No córtex cerebral, em regiões específicas, ocorrem o conhecimento sobre o mundo externo e sobre o nosso próprio corpo.