O que é percentil baixo na gravidez?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Alguns consideram percentil (escala utilizada para calcular o peso do bebê) abaixo de 10, enquanto outros levam em conta peso e/ou comprimento inferior a dois desvios padrão (DP) da média populacional. Em determinados casos, o problema pode trazer sérias consequências para a vida da criança.

O feto é diagnosticado como PIG (pequeno para a idade gestacional), quando seu peso se encontra menor ou igual ao percentil 10% para sua idade gestacional. Desses fetos, cerca de 70% são fetos pequenos constitucionais, e não apresentam risco de aumento da morbimortalidade perinatal.

Isso acontece devido a comandos errados ao intestino delgado, que fazem com que o bebê não absorva a quantidade necessária de nutrientes para ganhar peso. Uma criança que não absorve nutrientes, não ganha peso suficiente, mesmo quando não vomita.

1O bebê começa a ganhar mais peso a partir da 20ª semana de gestação. 2O peso da mulher durante e até mesmo antes da gestação influência diretamente no peso do bebê. 3Comer muito faz com que o bebê ganhe peso, porém é preciso manter uma alimentação saudável.

A Restrição de Crescimento Intra-Uterino (RCIU) é uma condição em que o feto tem peso menor do que deveria, porque não está crescendo conforme deveria dentro do útero. Frequentemente o atraso no crescimento coloca o bebê em risco de certos problemas de saúde durante a gravidez, parto e após o nascimento.

Alguns consideram percentil (escala utilizada para calcular o peso do bebê) abaixo de 10, enquanto outros levam em conta peso e/ou comprimento inferior a dois desvios padrão (DP) da média populacional. Em determinados casos, o problema pode trazer sérias consequências para a vida da criança.

O insucesso de desenvolvimento também é considerado em bebês com uma queda constante nos seus percentis para peso, mesmo que seu peso propriamente dito não seja baixo. O médico pode, por exemplo, ficar preocupado quando um bebê cai do 90º percentil para o 50º (peso médio) em um curto espaço de tempo.

85% dos bebês que nascem com menos de 1,5 kg têm vida normal.

Você, com certeza, conhece bebês que nasceram maiores, com mais de 3,5 kg e por volta de 50 cm, e outros, menores, com menos de 3 kg e cerca de 45 cm. A diferença pode parecer pouca, mas é representativa quando se trata de recém-nascidos.

Nessa fase, seu corpo cresce mais que a cabeça, tornando corpo e membros proporcionais. O bebê inicia essa fase com aproximadamente 700 gramas, encerrando com 1250 gramas, e cerca de 30 centímetros.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

4.500 gramas

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.500 e 4.500 gramas (95%), sendo a média de 3.400 gramas.

A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana. O termo 'comer por dois' durante a gravidez é um mito que não deve ser seguido. Basta um aumento de 200 a 300 kcal por dia na dieta para que a gestante consiga atingir a meta de 0,5 kg por semana.

Nesta semana, o peso do bebê seria de cerca de 1,9 kg. O líquido amniótico engolido pelo bebê passa pelo estômago e intestinos, e os resíduos desta digestão vão sendo pouco a pouco armazenados no intestino formando o mecônio, que será as primeiras fezes do bebê.

No período de maior crescimento fetal, os bebês ganham, em média, entre 150g e 200g de peso a cada semana.

Note que o período de maior ganho de peso do bebê é entre 26 a 38 semanas. Após a 38° semana de gestação o crescimento é novamente lento, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa. Para se ter uma idéia, geralmente com 28 semanas o bebê atinge 1.000g e com 34 semanas cerca de 2.500g.

Mais de 80% dos 2,5 milhões de recém-nascidos do mundo que morrem a cada ano têm baixo peso ao nascer. Aqueles que sobrevivem têm um risco maior de desnutrição e problemas físicos e de desenvolvimento mais tarde na vida, incluindo diabetes e doenças cardiovasculares.