O que é percentil 80?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Se o bebê apresenta um percentil 80 de medida, isso significa que, comparado com outros 100 bebês, ele será mais alto do que outros 79 e menor do que os 20 que se encontram acima da sua faixa.

Tanto o peso quanto a altura, em geral, são calculados em percentil – isto é, uma escala que varia de 0 a 100. Se uma menina tem o peso no percentil 60, por exemplo, isso significa que 60% de todas as meninas da mesma idade pesam menos do que ela, enquanto 40% pesam mais.

Se um bebê está no percentil 85 em relação ao peso e altura, isso significa que ele é maior e mais pesado que 85% dos bebês de sua idade. Isso não significa, no entanto, que ele seja mais saudável que um bebê no percentil 15.

O feto macrossômico é um termo utilizado para definir um feto grande, mais precisamente aquele cujo peso é superior a 4.000g.

O recém-nascido cujo peso de nascimento é superior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (acima do 90º percentil) é considerado grande para a idade gestacional. É possível que o recém-nascido seja grande porque os pais são grandes ou porque a mãe tem diabetes ou obesidade.

Quando o percentil é um alerta
"Com percentis entre 10 e 90, estamos diante dos resultados esperados. Menos que 10 ou mais de 90 são os casos que precisam de investigação", alerta Helena. Mas isso não significa, necessariamente, que há algo de errado com o feto.

Foi demonstrado e estabelecido que a CA fetal acima do percentil 75 para a idade gestacional está relacionada com fetos em alto risco para crescimento excessivo e aumenta a chance para que estes fetos sejam grandes para a idade gestacional (GIG).

Por exemplo, utilizando o gráfico, o seu pediatra pode dizer-lhe que o seu bebé está no percentil 70 do peso, o que significa que 70% dos bebés masculinos da mesma idade pesam menos que ele e que 30% pesam mais. Estes números ajudam o seu pediatra a manter o registo do tamanho do seu bebé.

Vejamos alguns exemplos. Uma menina de 4 anos, 105 cm de altura, está no 80º percentil para meninas dessa idade. Isso significa que 80% das meninas dessa idade estão abaixo dessa altura. Da mesma forma, podemos afirmar que a altura dessa menina é superada por 20% das meninas da sua idade.

P/I maior ou igual ao percentil 0,1 e menor que o percentil 3: criança com peso baixo para a idade. P/I maior ou igual ao percentil 3 e menor que o percentil 10: criança em risco nutricional. P/I maior ou igual ao percentil 10 e menor que o percentil 97: criança com peso adequado para a idade (eutrófica).

O percentil do bebê é obtido a partir da comparação da medida do perímetro do crânio, do comprimento e do peso de um número de bebês. Ele serve para detectar anomalias no crescimento da criança, como desnutrição, obesidade ou problemas de crescimento.

O grau da placenta pode determinar o quanto de alimentos e oxigenação seu bebê está recebendo. Então digamos que quando está no grau 1, ela pode nutrir e oxigenar muito bem o bebê sem nenhum risco. A placenta grau 2 é a que pode permanecer por mais tempo em uma gestação.

Para calcular um percentil quando os dados possuem uma distribuição normal: – Converta o valor original para o seu escore-z; – Use a tabela anterior e encontre o percentil correspondente. a que estamos lidando; – Multiplique o escore padrão pelo desvio padrão; – Some a esse valor a média.

O peso considerado normal para um bebê ao nascer varia entre 2.500 a 4.200 gramas. Um bebê é dito ter baixo peso ao nascer quando pesa menos do que estes valores de referência ao nascimento, independentemente da idade gestacional, seja ele prematuro ou não.

Não há contraindicação do peso do feto para o parto natural!
São 4kg distribuídos pelo corpinho da criança – o peso não está direcionado apenas na cabeça e no ombro, e se a mulher quer e tem condição de tentar um parto natural, sua decisão deve ser respeitada.

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.500 e 4.500 gramas (95%), sendo a média de 3.400 gramas. O peso nem necessariamente tem a ver com a qualidade da saúde do bebê.

O médico ressaltou que recém-nascidos acima de 4 kg são atípicos. Normalmente, eles nascem com peso entre 2,5 kg e 4 kg. “Bebês como o Gael se encaixam dentro do quadro de uma condição chamada macrossomia, que abrange recém-nascidos com mais de 4kg.”

Você, com certeza, conhece bebês que nasceram maiores, com mais de 3,5 kg e por volta de 50 cm, e outros, menores, com menos de 3 kg e cerca de 45 cm. A diferença pode parecer pouca, mas é representativa quando se trata de recém-nascidos.

Eles têm origem genética, infecciosa, ambiental ou nutricional, embora em muitos casos não seja possível identificar sua causa. Os distúrbios congênitos mais comuns e graves são defeitos cardíacos congênitos, defeitos do tubo neural e anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down.

O Bebê A partir de 37 semanas o bebe estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora.