O que é pensamento sistêmico exemplo?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O pensamento sistêmico considera vários aspectos para realizar determinada ação de uma forma assertiva e em menos tempo. É o trabalho conjunto com direção a um único propósito para um melhor resultado. Colocando em primeiro lugar, aquilo que é bom para a empresa como um todo.

Pensar de forma sistêmica, é simplesmente pensar de forma integrada tentando avaliar aquilo que você está propondo, se irá mudar diretamente na prática e no dia a dia, a produtividade dos colaboradores daquela empresa.

A principal característica do pensamento sistêmico é a mudança de perspectiva - das partes para o todo. Algumas propriedades de um sistema emergem da interconexão e interação entre as partes. E só são possíveis de se observar no todo. Estas propriedades são destruídas se dissecamos um sistema em elementos isolados.

Uma pessoa sistemática é alguém que segue à risca as regras que lhe são impostas e as que ela mesma cria. São organizadas, metódicas, cuidadosas e rigorosas. Essas características, em geral, são vistas como pontos positivos.

A lógica sistêmica salienta dois aspectos fundamentais positivos. De início, permite inserir concepções atualizadas pela teoria funcional da região em meio ordenado de ideias e de métodos. Em seguida, abre perspectivas para a análise dinâmica.

Ludwig von Bertalanffy

O pensamento sistêmico teve grande impulso a partir do biólogo Ludwig von Bertalanffy, que considerou o organismo como um sistema físico e no ano de 1940 publicou seu primeiro trabalho. Em 1968 publicou o livro Teoria geral de sistemas, que é considerado sua principal obra, onde o autor anuncia uma nova visão de mundo.

O capítulo 3 apresenta a ciência clássica e tradicional do ponto de vista de três pressupostos fundamentais: simplicidade, estabilidade e objetividade; um quadro de referência com seus próprios termos ajuda o leitor a situar-se em relação a esse paradigma da ciência e ao seu modo de ver o mundo.

A característica mais geral do pensamento sistêmico é a mudança de perspectiva das partes para o todo.

No campo educacional, o enfoque sistêmico diz respeito a uma conceitualização do processo educativo como um sistema. Farinha (1990) defende que a educação, como fenômeno intrinsecamente humano, não pode ser concebida de forma isolada, pois é influenciada pelo desenvolvimento de outras ciências.

A abordagem sistêmica (systems approach) prioriza a estrutura, as inter-relações e a dinâmica dos sistemas, em vez do detalhamento dos seus elementos, para entender como se conformam certos padrões e comportamentos agregados, como os observados em populações humanas.

A Teoria Sistêmica possibilita uma abordagem global, definindo a inter- relação dos processos organizacionais, para a produção de resultados. A percepção sistêmica é uma forma lógica de compreensão do real, permitindo organização em torno de um objetivo.

2 organizado, ordenado, estruturado, sistematizado, metódico, ordeiro, regrado, coerente, regular, regulado. Que afeta globalmente: 3 generalizado, geral, total, global.

As doenças sistêmicas são aquelas que determinam alterações patológicas em diversos órgãos do corpo como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Esses problemas podem ser causados por fatores diversos.

Que é metódico e organizado: 1 comedido, disciplinado, metódico, ordenado, organizado, pautado, regrado.

A visão sistêmica nada mais é do que a capacidade de enxergar e compreender o todo, analisando cada agente e situações que o formam.

O que é o pensamento sistêmico? O pensamento sistêmico é uma nova forma de pensar, uma nova visão de mundo, que surgiu no século XX, e que se contrapõe ao pensamento "linear-reducionista-mecanicista" herdado de personagens da revolução científica do século XVII, como Descartes, Francis Bacon e Newton.

A visão sistêmica permite que você veja como cada parte influencia e interage com o todo. Sistemática, por outro lado, refere-se a seguir um processo claramente definido e organizado: é sobre ter processos, ou sistemas, que são previsíveis – ou seja, produzem o resultado esperado todas as vezes em todos os momentos.