O que é pendente no INSS?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

A exigência é um protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. Dessa forma, o segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível para que o INSS possa concluir a análise do requerimento.

30 dias

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias após o protocolo do pedido de benefício para conceder ou negar o seu requerimento.

Benefício em análise é um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Como saber se meu requerimento foi aprovado no INSS? Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.

Significa que o valor do benefício está pendente porque o saque ainda não foi finalizado. Neste caso, o beneficiário pode esperar a conclusão do calendário ou solicitar atendimento em uma das agências da Caixa.

Se um pagamento que você enviou estiver pendente, significa que o destinatário ainda não recebeu ou ainda não aceitou o pagamento.

Lembre-se: até 60 salários mínimos, você pode receber em até 60 dias após a sua expedição por meio da RPV. Se exceder 60 salários mínimos, você recebe de um 1 e meio até 2 anos, por meio do precatório.

Caso o INSS demore para dar uma resposta, o segurado pode abrir uma reclamação com a ouvidoria do órgão ou entrar com uma ação judicial.

Depois que você já está com a carta de concessão do seu benefício, o INSS tem um prazo mínimo de 45 dias para começar a realizar o pagamento do benefício concedido.

As possíveis situações em que o seu benefício pode se encontrar na consulta são: Habilitado: Quando seus documentos foram entregues no INSS e estão sob análise; Deferido: Quando seu benefício já foi analisado e será concedido para você; Indeferido INSS: Quando seu benefício já foi analisado, mas a concessão foi negada.

Pendente de regularização: o contribuinte deixou de enviar alguma declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física dentro dos últimos 5 anos. Suspenso: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.

[Economia] Que foi depositado: dinheiro creditado em conta-corrente.

A fim de lidar com esse problema, você precisará falar com a intermediadora do pagamento. Ou seja, a empresa responsável por garantir que o dinheiro vá do pagador ao recebedor. Por exemplo, se o pagamento for em cartão, então é necessário falar com o banco que o emitiu.

Que ainda não está resolvido ou finalizado: 1 irresolvido, inacabado, inconcluso, incompleto, indecidido, irresoluto.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Quem tem direito aos atrasados do INSS? Têm direito aos atrasados os segurados que processaram o INSS e ganharam a ação, sem possibilidade de recurso. Além disso, o dinheiro só sai após a ordem do juiz para que se pague o valor.

é uma sentença negativa para o INSS nesse caso dentro do processo Porque o juiz está vendo que o INSS não tem interesse algum de se manifestar ou avaliar realmente a situação de segurado no caso de uma incapacidade então perde quem não se manifestou.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

Estas são as principais informações que você vai encontrar na carta de concessão do INSS: Tipo de benefício (aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, etc.) Número do processo que resultou na concessão do benefício. Relação de valores salariais que serviram de base para o cálculo do INSS.

Quando a documentação é solicitada através do aplicativo Meu INSS, a carta de concessão do benefício é emitida na hora, e você pode acessar os seus dados. Além disso, também é possível comparecer na agência do INSS mais próxima da sua residência e solicitar a sua carta de forma presencial.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “carta de concessão”;
  3. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  4. Localize e clique no benefício escolhido.
  5. Importante! O documento será gerado automaticamente.