O que é pele Moteada?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Palidez, pele cinza ou moteamento são sinais da má perfusão tecidual vista no choque séptico. Nos estágios inicias da sepse, a fração de ejeção cardíaca é mantida ou mesmo aumentada. A vasodilatação pode resultar em pele quente, extremidades quentes, e tempo de enchimento capilar normal (choque quente).

A má perfusão tecidual é resultado de vasodilatação periférica global que leva a redução acentuada da pressão de enchimento capilar, comprometendo o fornecimento de oxigênio pelos capilares. O débito cardíaco encontra-se preservado, já que não há problema com o coração nem como o volume circulante.

O TEC maior ou igual a três segundos mostrou-se eficaz para predizer pior desfecho clínico pois demonstrou p < 0,05 em relação ao maior tempo de internação, p <0,01 em relação ao escalonamento de antibiótico, p<0,01 em relação a positividade de hemoculturas e p <0,01 em relação ao números de neutrófilos.

Quadro 1. Sinais e sintomas de má perfusão em pacientes com PA na faixa normal.

Enchimento capilar lentoHipotensão posturalLivedo
Pele friaRedução pressão pulsoOligúria
Pulso fino / filiformeTaquicardia inapropriadaLactato > 4 mmol/L*

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), os níveis de saturação de oxigênio no sangue devem ser entre 85% a 100%, nunca abaixo disso.

Perfusão é o mecanismo que bombeia sangue nos pulmões. O sangue oxigenado circula por meio das veias pulmonares, indo dos pulmões ao lado esquerdo do coração, que fará o bombeamento para o resto do corpo.

O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.

“Seu paciente está chocado!”. O que isso significa? Choque é definido como insuficiência circulatória aguda com perfusão tecidual inadequada ou inadequadamente distribuída, resultando em hipóxia celular generalizada.

Existem três tipos de choque: o choque hipovolêmico, choque séptico e choque cardiogênico.

DISCUSSÃO. Tratando-se do resultado de enfermagem “Perfusão tissular: periférica (0407)”, este é definido como “adequação do fluxo de sangue por meio dos pequenos vasos das extremidades para manter a função dos tecidos”.

O que é o Índice de Perfusão? O PI é um valor numérico que indica a intensidade da pulsação no ponto no qual está posicionado o sensor. É um valor relativo que varia a segunda dos pacientes e a segunda da zona na qual está posicionado. Para valores superiores ao 4% a medição é atendível.

A perfusão periférica é um parâmetro fisiológico que se relaciona diretamente ao fluxo sanguíneo local, cuja regulação envolve artérias de resistência. As artérias de resistência são os principais vasos sanguíneos na manutenção da pressão arterial sistêmica 14.

O choque tem diversas causas: Volume de sangue reduzido, função de bombeamento do coração inadequada ou alargamento (dilatação) excessivo dos vasos sanguíneos.

Em alguns casos, o débito cardíaco (e EDO2) é alto, mas o fluxo sanguíneo aumentado nas anastomoses arteriovenosas se desvia dos leitos capilares; esse derivação, associado ao transporte de oxigênio celular dissociado, causa hipoperfusão celular (demonstrada por menor consumo de oxigênio).