O que é peixada gíria?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A gíria “peixada” é usada para dizer que uma pessoa conseguiu algo pois tinha contatos influentes, e não por mérito próprio. Por exemplo, quando uma pessoa consegue um emprego ou vaga na política apenas porque é parente de alguém poderoso, podemos dizer que aquilo foi uma peixada..

– Peixe/Peixada: Indivíduo que conhece alguém dentro do exército no qual ajudou a ingressar ou ajuda sempre com os “bizus” do cotidiano.

A peia é popularmente conhecida entre os adeptos do culto do Santo Daime como surra do daime. Expressa-se por vômitos, diarréias, tremedeiras, mal estar, ou qualquer outro tipo de evento desagradável pelo qual possa se encontrar o sujeito sob efeitos do potente alucinógeno de origem indígena.

A forma correta de escrita da palavra é mãinha, com til na primeira sílaba. Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

s. m. || (Bras., Nordeste) sujeito reles. || (Alagoas) Capanga, guarda-costas, jagunço.

A palavra sururu também é utilizada como uma gíria tipicamente brasileira para designar uma confusão, uma briga, tumulto, muvuca e bagunça.

Significa o mesmo que baseado ou cigarro de maconha.

Recrutador. O recrutador é o profissional responsável pela atração dos profissionais e seleção dos currículos que ele acredita que são interessantes para preencher uma vaga dentro de uma empresa. Um dos trabalhos do recrutador é fazer uma boa descrição de vaga disponível.

Soldado recruta ou simplesmente recruta é a menor graduação existente na maioria das forças armadas, sendo aquela que é normalmente detida pelos soldados recém recrutados, durante a sua instrução militar básica (a recruta).

Esse contato estreito dos militares com a floresta fez surgir uma gíria: “Selva!” é usado por soldados e majores como forma de cumprimento, interjeição. A expressão substitui “OK”, “Tudo bem”

Também conhecido por palheiro, pó ronca ou paiol, o cigarro de palha é artesanal e muito presente na cultura brasileira, sendo comum encontrá-lo em regiões rurais, onde as comunidades tradicionais ainda preservam o costume de montar o cigarro com o fumo de corda picado.

Kit é uma gíria que significa " ajudante " a sociedade tem usado essa palavra para classificar aquelas pessoas que são ajudantes para sexo fácil, dar um kumbo básico ou dar carinho quando o namorado(a) está a ser comportar mal.

O “canga”, termo bastante utilizado no meio militar, é aquele companheiro sempre presente, o primeiro a prestar apoio.

Pode se dizer que a expressão deve ser originária de um “olha, gente!” e vem sendo contraído até hoje. A expressão dita como “oxênte” pelos mais velhos, foi reduzida pelos mais jovens e passada a, simplesmente, um “ôxi” e, provavelmente, muito em breve, será apenas um “xi”.

Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

Um xêro no cangote acompanhado de um beijo é o jeito nordestino de dizer "eu te amo!"

A condição real é chamada de miotonia congênita e é resultado de uma extrema rigidez dos músculos após algum susto. Essa característica é genética e não acontece com todas as cabras. A paralisia normalmente dura apenas alguns segundos, e o bichinho rapidamente recupera os movimentos.

1. [Gíria] Pegar raiva de algo ou alguém; 2.