O que é PEEP de 8?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A pressão expiratória final positiva (PEEP) é usada rotineiramente em prematuros ventilados para manter o volume pulmonar 8, e na deficiência de surfactante, pneumonia e outras doenças pulmonares, a ventilação mecânica com PEEP mostrou melhorar a oxigenação28-29.

A PEEP é a pressão nos pulmões (pressão alveolar) no final de cada respiração (expiração).

Existem vantagens (PEEP alta reduz o risco de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica) e desvantagens (PEEP alta pode agravar a injúria pulmonar ou causar impacto hemodinâmico) documentadas para cada uma das estratégias.

Quais os limites seguros de pressão de platô inspiratório (risco de ruptura dos septos alveolares)? Atualmente, como norma geral, o limite seguro é de 40 cm H20. OBS: Para pacientes magros e jovens este limite deveria ser rebaixado para 35 cm H20 e para pacientes obesos deveria ser aumentado para 45 cm H20.

Em pacientes sob ventilação mecânica invasiva, o esvaziamento dos pulmões geralmente se dá contra uma pressão positiva expiratória final (PEEP), que tem como funções básicas: a expansão alveolar, a melhora da troca gasosa e a melhora da oxigenação.

Existem dois tipos de PEEP: extrínseca e intrínseca.

Para medir a auto-PEEP, deve-se realizar uma pausa expiratória, isso permite o equilíbrio entre a pressão alveolar com a pressão do ventilador mecânico.

Quando temos um pulmão sadio (ex: pacientes em cirurgia eletiva), podemos facilmente trabalhar com baixos valores de PEEP (ex: 5 cmH2O) sem comprometimento respiratório. Um baixo valor de PEEP é suficiente para manter esses alvéolos abertos e oxigenando. Quando temos um pulmão ruim a coisa muda de figura.

As atualizações mais importantes para a definição são a estipulação da necessidade, para definição da utilização, de uma pressão mínima positiva ao final da expiração (PEEP) de 5cm de H2O, que pode aumentar a oxigenação.

Para corrigir a auto-PEEP, as seguintes medidas são recomendadas: Reduzir o volume-minuto e aumentar o tempo expiratório: essa é uma situação em que reduzir o volume-minuto pode ser necessário e, portanto, aceita-se uma hipercapnia permissiva até que o problema esteja resolvido (desde que o pH não caia abaixo de 7,20).

Quando associados à pressão positiva expiratória final (PEEP), podem otimizar a higiene brônquica pulmonar, aumentar a oxigenação arterial e melhorar a complacência pulmonar, proporcionando efeitos como variação na pressão intra-alveolar, aumento da capacidade residual funcional (CRF), redistribuição do líquido ...

Aumento na pressão alveolar pela PEEP pode comprimir os capilares pulmonares e diminuir seu volume sanguíneo. Se a PEEP aumentar o tamanho do alvéolo, haverá uma distensão e achatamento dos capilares alveolares, diminuindo sua capacitância.

Melhora da oxigenação. Diminuição da lesão pulmonar causada pelo ventilador. Diminuição do trabalho ventilatório imposto pela PEEP intrínseca. Diminuição da resistência das vias aéreas.

A PEEP alta pode melhorar a oxigenação em pacientes no primeiro e terceiro dias de ventilação mecânica (primeiro dia: diferença média (DM) 51,03, IC 95% 35,86 a 66,20; I² = 85%; 6 estudos, 2.594 participantes; baixa certeza da evidência; terceiro dia: DM 50,32, IC 95% 34,92 a 65,72; I² = 83%; 6 estudos, 2.309 ...

A PEEP a ser escolhida deve ser aquela na qual encontramos a maior complacência pulmonar, supostamente pela melhor relação entre minimizar a atelectasia e evitar sobredistensão.