O que é pedido de concessão?

Perguntado por: imenezes8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Ela mostra as principais informações do benefício aprovado. Assim que você faz um pedido de benefício – seja de aposentadoria, pensão, auxílio, seja um pedido de qualquer outro benefício -, a carta de concessão é emitida e enviada pelo Instituto. O objetivo dela é comprovar que o seu benefício foi concedido.

O que é benefício concedido? Benefício concedido é o termo que aparece na carta de concessão do INSS e significa que o contribuinte teve o benefício aprovado. Ou seja, que já é possível receber os valores do benefício.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Quanto tempo demora para a carta ser emitida? O INSS tem o prazo de 45 dias para analisar o requerimento de um benefício. Somente a após a análise e aprovação que será encaminhada a carta de concessão. O envio da carta recebe um outro prazo de até 30 dias para recebimento.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de pagamento”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

Importante: assim que você recebe a carta de concessão ou a carta de indeferimento de benefício, o prazo é de 30 dias para entrar com um recurso administrativo. Depois que esse prazo passar, você terá que entrar com um processo de aposentadoria direto na Justiça.

Se você teve um benefício concedido, aguarde em torno de 15 dias após a data da concessão para o recebimento do primeiro pagamento. Só a análise do pedido pode demorar até três meses, a depender do benefício. Depois da aprovação, é que se conta o prazo para liberar o dinheiro.

1 Ação ou efeito de conceder; consentimento, permissão. 2 Atribuição ou direito que o governo dá a indivíduo ou empresa, para a exploração ou execução de serviços de utilidade pública.

Quando a documentação é solicitada através do aplicativo Meu INSS, a carta de concessão do benefício é emitida na hora, e você já pode acessar os seus dados.

Para consultar a data de pagamento, basta verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador após o traço. Para os beneficiários com histórico de recebimento, a data de pagamento segue o padrão habitual.

A principal forma de saber se a aposentadoria foi concedida é por meio da carta de concessão emitida pelo INSS.

Você pode acessar pelo sistema meu.inss.gov.br ou aplicativos para Android e iOS. Passo a passo para você emitir a Carta de Concessão do Benefício no Meu INSS: Acesse o site meu.inss.gov.br ou aplicativo Meu INSS (Google Play ou App Store);

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7.

o juiz Manda fazer a implantação do benefício. até. no máximo 45 dias o INSS já tem que estar pagando para você agora com relação ao atrasados o INSS geralmente ele recorre tá pessoal ele tem direito como nós falamos né de. recorrer e nesses casos vai para uma Instância recursal.

Se você é a pessoa beneficiária da aposentadoria, pode fazer a consulta no Meu INSS (site ou aplicativo) para saber se o benefício foi concedido. No caso de consulta sobre terceiros, o simples acesso à plataforma do governo não será suficiente, inclusive por proteção a dados pessoais e privacidade.