O que é pecuária extensiva e intensiva?
Na pecuária intensiva, não há necessidade de grandes áreas de terra. Já na extensiva, o gado é criado solto no pasto e precisa de muitos hectares para mantê-lo nutrido, locomovendo-se com segurança e bem-estar.
O que é pecuária extensiva exemplos?
A pecuária extensiva:
Consiste na criação a pasto, geralmente sem grandes investimentos e com a ocupação de grandes áreas, podendo ser realizada tanto em grandes latifúndios quanto em pequenas áreas familiares. É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, considerado ideal para o chamado “gado de corte”.
Quais são as desvantagens da pecuária intensiva?
A principal desvantagem da pecuária intensiva são os elevados custos de produção e a baixa necessidade de mão de obra (baixa geração de empregos), que deve ser especializada. Já entre as vantagens, podemos citar o aumento da produtividade e a ocupação de pequenos espaços.
O que é a agricultura intensiva?
Agricultura intensiva é um agrossistema que visa, essencialmente, ao aumento da produtividade e à redução do tempo de produção. Para atingir esse objetivo, quem pratica essa modalidade de produção agrícola faz uso intensivo de insumos, máquinas, implementos e tecnologia aplicada ao cultivo.
Quais são os dois tipos de pecuária?
Pecuária de Corte – criação de animais focada na produção e fornecimento de carne. Pecuária Leiteira – criação de animais focada na produção e fornecimento de leite.
O que é produção extensiva?
A agricultura extensiva é o sistema de produção agrícola tradicional, que utiliza técnicas rudimentares e de baixa tecnologia. Ela normalmente é utilizada para subsistência, ou até mesmo para mercado local e interno. Nela, há predomínio de mão de obra humana.
Qual a importância da pecuária intensiva?
A pecuária intensiva tem como principais características o emprego de tecnologias modernas e o cuidado e acompanhamento veterinário do animal, visando sempre à melhor produtividade e qualidade do produto final.
Onde se concentra a pecuária extensiva?
O sistema extensivo de agricultura ocorre principalmente nos países subdesenvolvidos. Nesse sistema, a produção conta com baixo investimento de capital e tecnologia.
Quais as vantagens da pecuária extensiva?
Vantagens da Pecuária Extensiva
Ela se torna mais barata, pois os animais retiram os insumos da própria terra. A liberdade e espaço que o rebanho de corte precisa é encontrada aqui. A necessidade é suprida sem gerar gastos adicionais e trazendo bons resultados.
O que é a pecuária Semi-intensiva?
A pecuária semi-intensiva é o sistema produtivo em que os animais são criados a pasto e recebem alimentação com forrageiras, composta por suplementação volumosa na época de menor crescimento do pasto, ou até mesmo durante o ano todo.
Como se chama a criação de bois e vacas?
Pecuária, termo de origem latina que significa “criação de gado”, é uma atividade de fundamental importância para a humanidade. Seu objetivo é a criação de animais para fins econômicos e para o consumo.
Qual é a vantagem e a desvantagem da pecuária extensiva?
É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, é muito utilizado para o “gado de corte”. As principais vantagens da pecuária extensiva é a baixa necessidade de investimentos. Embora ainda existam gastos com reposição mineral e suplementação, a depender do tipo de animal que está sendo cultivado.
Quais os principais impactos ambientais da pecuária extensiva e intensiva?
- Devastação da Amazônia.
- Desmatamento de outras regiões.
- Consumo de água.
- Desperdício de alimentos.
- Emissão de gases do efeito estufa.
- Perda de biodiversidade.
- Como ajudar a mudar essa realidade?
Quais são as vantagens do sistema intensivo?
redução da idade de abate e maior ganho de peso; elevação da produtividade e viabilidade; padronização das rotinas produtivas e do produto acabado; menor custo de produção.