O que é PEAD e PEBD?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A principal diferença entre o polietileno de alta densidade (PEAD) e o de baixa densidade (PEBD) está no tipo de sistema iniciador usado para sua concepção. Em relação a cristalinidade, a do PEAD é maior que a do PEBD, e sendo maior a cristalinidade, a fusão pode acontecer em temperaturas mais altas.

Os tubos em Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) são adequados para aplicações como: condução de fluidos sob baixa pressão, condução de produtos químicos, condução de gases, utilização em ambientes agressivos, indústria alimentícia, farmacêutica e de bebidas.

Esses fatores contribuem para que o PEBD seja usado em aplicações como na fabricação de sacolas (para estabelecimentos comerciais), embalagens para alimentos, sacos plásticos de uso geral, sacos para lixo, filmes termoencolhíveis, rótulos, frascos para o acondicionamento de cosméticos, tubos e mangueiras.

embalagem pead são embalagens de polietileno de alta densidade. Um plástico produzido a partir do Etileno, produto que deriva de petróleo, gás natural ou gás refinado.

O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) é um plástico rígido e resistente, altamente utilizado na indústria de alimentos, por se tratar de um material que atende à FDA (Food and Drug Administration). Em primeiro lugar, ele pode ser facilmente moldado e é fácil de limpar.

Transparente, apesar de uma diferença entre PP e PEAD é que esse último é menos transparente.

O PEAD é utilizado em recipientes, garrafas, frascos, filmes, brinquedos, materiais hospitalares, tubos para distribuição de água e gás, tanques de combustível automotivos, sacolinhas de supermercado, caixotes para peixes, refrigerantes e cervejas.

Além disso, uma outra maneira muito comum e prática de identificar, é através da queima do material. Ao queimar o material pode-se observar a cor e o tipo da chama, o odor e algumas características sutis. Como exemplo, o PEAD quando queimado, pinga e cheiro como vela, emite chama de cor azul, tendo fusão 105.

O polipropileno (PP) é um termoplástico derivado do propeno reciclável. Já o polietileno (PE) representa cerca de um terço de todos os plásticos produzidos e metade de todas as embalagens de plástico. A princípio, o PP é um tipo de plástico que pode ser moldado, quando aquecido.

O PEBD, obtido através do processo de polimerização via radical livre à alta pressão e temperatura é um polímero parcialmente cristalino, sua densidade varia de 0,91 a 0,93 g/cm3, massa molar de 20.000 a 45.000 g/mol e com ponto de fusão de 100 a 120º C (COUTINHO et al., 2003; BRASKEM, 2009).

O polietileno de alta densidade é um dos plásticos mais comuns e utilizados na indústria e, além disso, um dos que possui o maior índice de reciclabilidade. O polietileno é o “campeão” dos plásticos.

O PVC é um dos polímeros de plástico mais produzidos no mundo e, assim como o PEAD, é muito usado para Tubos de Conexão. No entanto, ambos têm suas diferenças. Os tubos PEAD se destacam pela sua resistência, pois são considerados inquebráveis e altamente resistentes aos impactos, enquanto o PVC se rompe com facilidade.

O PEAD também é mais forte e mais opaco que o PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) e pode suportar maiores temperaturas (120°C por curtos períodos e 110°C continuamente).

Polietileno de Alta Densidade – PEAD
Este é um tipo de plástico impermeável, leve, rídido e bastante resistente, inclusive em relação a produtos químicos. É bastante utilizado por ser resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química.

PEBD ou PF-LD (número 4)
O PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) foi o primeiro plástico do tipo Polietileno, criado em 1933. Podemos dizer que é o polímero com o arranjo molecular mais simples que existe e, graças a isso, seu custo é menor que de outros mais elaborados.

O PEAD reciclado natural é uma opção para a produção de objetos plásticos não destinados à alimentação. Sua baixa reatividade com outros materiais químicos o torna uma excelente alternativa de baixo custo na produção industrial de balões, sacolas plásticas, sacos de lixo, engradados diversos, entre outros.

Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

Feita em aço inox dupla camada as garrafas B'kind são livre de BPA. O bisfenol A (BPA) é um composto químico utilizado na fabricação de plásticos e no revestimento interno de latas. Presentes em copos descartáveis, embalagens plásticas e bebidas e alimentos enlatados.

Polietileno PE Granulado Silk/ Cinza - ( R$ 3,90 o Kg) - Plastico Reciclado.

Você pode observar no rótulo: se ele possuir "BPA Free" em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.

Continuar lendo O que é PP e PEAD?