O que é PDCA numa empresa?

Perguntado por: agil2 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

O que é o Ciclo PDCA? O Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão com o objetivo de resolver desafios através de ações cíclicas de planejamento, ação, checagem de resultados e correções.

Mas se você quiser saber PDCA, o que é, vai observar como já foi alertado acima que parte do significado de PDCAjá vai estar explicado nas palavras que compõem a sigla: Planejar (Plan), Desenvolver (Do), Checar (Check) e Atuar (Act).

PDCA Passo a Passo

  1. 1º Passo: Planejamento. Primeiramente, você deve identificar e/ou entender o seu problema, seja ele o aprimoramento da qualidade de um produto, processo ou mesmo de um projeto . ...
  2. 2º Passo: Execução. Em segundo lugar, vem a etapa de execução. ...
  3. 3º Passo: Verificação. ...
  4. 4º Passo: Atuar/Agir.

O PDCA ou Ciclo de Deming é uma metodologia de gerenciamento que tem como objetivo a melhoria de processos de forma constante. Esse ciclo se baseia em quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

Como aplicar o ciclo PDCA?

  1. Planejar. Você gerencia uma empresa, está enfrentando desafios e procurando soluções até que se deparou com o ciclo PDCA. ...
  2. Fazer. Com tudo definido, agora é o momento de pôr em prática todas as ações planejadas na etapa anterior. ...
  3. Checar. ...
  4. Agir.

Como funciona o Ciclo PDCA

  1. Plan. É a etapa em que as ações que vão ajudar a chegar mais perto da meta são planejadas. ...
  2. Do. Execute o plano de ação definido na etapa anterior. ...
  3. Check. Em seguida, verifique e analise resultados. ...
  4. Act. Por fim, incorpore os aprendizados e ajuste possíveis falhas a partir do que está dando errado.

A execução do ciclo PDCA para cada risco e oportunidade encontrado é importante para ajudar a empresa a identificar os erros e falhas com mais facilidade. Também, porque permite que os profissionais de gestão pensem em soluções mais assertivas para minimizar ou até mesmo impedir os problemas.

Esse método pode ser utilizado em qualquer tipo de organização, desde as pequenas até as maiores. Seja no processo industrial ou em processos administrativos, o PDCA pode ajudar bastante a sua organização a ter um belo planejamento.

Detalhes da etapa 1 do PDCA – PLAN (Planejar)
A etapa de planejamento do ciclo PDCA é a mais importante. Com ela é possível definir os problemas a serem solucionados ou os novos objetivos a serem alcançados.

Dessa forma, destaquei quatro aspectos da mentalidade Lean que são importantes para moldarmos comportamentos a partir de processos mais eficientes, eficazes e seguros:

  1. Hansei. Hansei (“auto-reflexão”) é uma ideia central na cultura japonesa e na mentalidade Lean. ...
  2. Jishuken. ...
  3. Heijunka. ...
  4. Kaizen.

O nome da primeira será “PDCA”, da segunda será “Descrição” e da terceira será “Ferramentas”. Os próximos passos também são simples. Na coluna que dá nome ao método, utilize uma célula para escrever cada fase do ciclo. Na segunda coluna, descreva as tarefas que são necessárias para a realização da fase.

O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

O PDCA é composto por 8 passos.

  • Identificação do problema. ...
  • Análise do fenômeno. ...
  • Análise do processo. ...
  • Plano de ação. ...
  • Execução do plano de ação. ...
  • Check dos resultados. ...
  • Análise dos desvios e implantação de ações corretivas. ...
  • Padronização.

A fase de Análise do Processo consiste em buscar a origem dos pontos de atenção que foram identificados na fase de Modelagem do Processo Atual. Para isso, utiliza-se de técnicas de análise que devem ser selecionadas de acordo com o objetivo que se pretende alcançar.

a partir dos dados coletados na execução, compara-se o resultado alcançado com o que foi decidido pelo administrador.

O 5S, também conhecido como Programa 5S ou ainda como [1]Housekeeping, é uma metodologia aplicada para a melhora da qualidade no ambiente de trabalho através da organização, limpeza e conduta das pessoas de forma estruturada e de fácil execução.

O MASP é um método de análise e solução de problemas a partir de oito etapas e, por isso, costuma ser utilizado em casos de manutenção e na busca pela melhoria de certas circunstâncias. Em contrapartida, o PDCA é um ciclo de quatro etapas (Plan, Do, Check e Act), que busca otimizar processos internos.

O ciclo PDCA facilita a tomada de decisões e o alcance de metas. O ciclo PDCA foi criado na década de 20 por Walter Andrew Shewart, um físico norte-americano conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade.

Quem pode utilizar o Ciclo PDCA? Qualquer pessoa – ou empresa – pode aplicar o PDCA. Normalmente, ele é aplicado a projetos de melhoria de processos ou desenvolvimento de novos produtos.

O ciclo PDCA é uma ferramenta da área de gestão de qualidade que tem como função trazer melhorias contínuas aos processos de uma empresa ou projeto. Como o nome mesmo indica, ele é cíclico. Então, deve ser aplicado repetida e sistematicamente para que tenha efeito no médio e longo prazo.

Walter Andrew Shewhart

O que é PDCA? O PDCA surgiu nos Estados Unidos na década de 20, criado pelo estatístico americano Walter Andrew Shewhart. Inicialmente, conhecido como clico de Shewhart, era composto por apenas três passos repetidos continuamente (especificação, produção e inspeção).