O que é PDCA exemplos?

Perguntado por: ldamasio7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O PDCA é uma metodologia de gerenciamento com o objetivo de promover a melhoria contínua de processos, produtos ou serviços. Podemos ver um simples exemplo de PDCA quando a sua empresa recebe reclamações de clientes em relação a um atendimento lento de sua equipe de suporte.

O PDCA é um método gerencial aplicado para a melhoria de processos, ele é um ciclo que consiste nas quatro etapas que vimos acima (Planejar, Executar, Verificar e Agir).

Como fazer PDCA? Passo a passo simples

  1. Passo 1: P de planejar. Vem do inglês PLAN. ...
  2. Passo 2: D de fazer. Vem do inglês DO. ...
  3. Passo 3: C de checar. Vem do inglês check. ...
  4. Passo 4: A de agir. Vem do inglês act.

Colocando o método PDCA em prática
Na parte do planejamento, é necessário dedicar tempo para analisar os dados do problema (histórico, frequência, etc) e, inclusive, refletir sobre quais seriam suas causas mais fundamentais para poder pensar em ações que vão atuar sobre elas.

Um dos casos mais notáveis é o da empresa japonesa Toyota. Baseando-se no método e utilizando ferramentas de qualidade PDCA a Toyota desenvolveu um sistema de gestão de produção eficiente, o STP – System Toyota Production.

Resumidamente, o ciclo PDCA serve para a melhoria na gestão de processos, levando a um gerenciamento mais eficiente e claro. Tornar um processo mais eficiente significa fazer da maneira mais simples, rápida e com menor custo, elevando a qualidade do resultado.

PDCA são as iniciais de Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar ou verificar) e Action ou Act (agir). Trata-se de um ciclo, que é uma metodologia de gerenciamento com foco em melhorar os processos que são realizados por uma empresa.

A etapa de planejamento do ciclo PDCA é a mais importante. Com ela é possível definir os problemas a serem solucionados ou os novos objetivos a serem alcançados.

Fases do Ciclo PDCA

  1. Planejar (Plan) Na fase do planejamento, serão estabelecidos os objetivos e as metas do ciclo. ...
  2. Fazer (Do) Depois de identificar devidamente todos os problemas e realizar esboços das metas que serão alcançadas, é hora de colocar tudo em prática. ...
  3. Checar (Check) ...
  4. Agir (Act)

De acordo com o conceito do método PDCA, é correto afirmar que. é usado para evidenciar a ordem de importância dos problemas, causas e temas em geral. é utilizado para planejar a coleta de dados a partir das necessidades de análise de dados futuras.

O método PDCA é uma ferramenta de gestão que tem o objetivo de trazer melhorias contínuas aos processos de uma empresa, sejam eles globais, sejam eles de áreas específicas. Para isso, são estabelecidas quatro etapas, cujas iniciais na língua inglesa dão origem à sigla: Plan, Do, Check e Act.

Principalmente neste caso, em que PDCA quer dizer, em inglês, PLAN–DO–CHECK–ACT, ou também PLAN-DO-CHECK-ADJUST, que significam Planejar-Fazer-Verificar-Agir, ou Planejar-Fazer-Verificar-Ajustar.

Essa etapa da aplicação do Ciclo PDCA é dividida em 4 fases:

  1. Identificação do problema. Nessa fase, é fundamental definir o problema e reconhecer a importância dele para o desenvolvimento da atividade. ...
  2. Observação do problema. ...
  3. Análise do problema. ...
  4. Plano de ação.

O que é o Ciclo PDCA? PDCA (Plan, Do, Check, Act, ou em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é uma ferramenta de qualidade de quatro fases, amplamente utilizada para a solução de problemas, controle e melhoria contínua de processos e produtos.

4 erros comuns ao aplicar PDCA

  1. Falta de planejamento. Pular a etapa de planejamento é um dos erros mais comuns, não somente no PDCA, mas em qualquer metodologia. ...
  2. Abordagem top down. ...
  3. Falta de critérios na verificação. ...
  4. Falta de acompanhamento.

Quais são as vantagens do PDCA? A busca pela melhoria de processos e pela alta performance é fundamental para garantir a competitividade da empresa, em um mercado cada vez mais voraz. A principal vantagem do ciclo PDCA é seu total alinhamento com a cultura de melhoria contínua dos processos da empresa.

Erros mais cometidos na aplicação do PDCA
São eles: Análise superficial: é comum durante a etapa de planejamento que a ansiedade por resolver rapidamente o problema ou a vontade colocar em prática as ideias atrapalhe na hora de analisar o problema e pensar nas ações que devem ser executadas.

O PDCA é composto por 8 passos.

  1. Identificação do problema. ...
  2. Análise do fenômeno. ...
  3. Análise do processo. ...
  4. Plano de ação. ...
  5. Execução do plano de ação. ...
  6. Check dos resultados. ...
  7. Análise dos desvios e implantação de ações corretivas. ...
  8. Padronização.

Como aplicar o ciclo PDCA?

  1. Planejar. Você gerencia uma empresa, está enfrentando desafios e procurando soluções até que se deparou com o ciclo PDCA. ...
  2. Fazer. Com tudo definido, agora é o momento de pôr em prática todas as ações planejadas na etapa anterior. ...
  3. Checar. ...
  4. Agir.