O que é PCR no APH?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A parada cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção da circulação sanguínea devido à pausa inesperada do batimento cardíaco, ou seja, a parada súbita das funções cerebrais e respiratórias, comprovada pela ausência de pulsação.

A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) consiste em uma série de manobras realizadas por profissionais de saúde, ou por leigos, para reverter a parada cardiorrespiratória (PCR) e manter a oxigenação e perfusão tecidual adequadas.

As ventilações devem ser realizadas para adulto em uma proporção de 2 ventilações para 30 compressões e crianças até 8 anos ou 25 quilos, 2 ventilações para 15 compressões com 2 socorristas e 2 ventilações para 30 compressões, com 1 socorrista.

A parada cardiorrespiratória (PCR) é considerada uma das mais importantes emergências no setor médico, já que a sobrevida está ligada ao tempo e à qualidade do atendimento realizado. Isso exige atuação rápida, eficaz e objetiva por parte da equipe de saúde, ainda mais nos cuidados de enfermagem.

A PCR ocorre nas seguintes modalidades:

  • Fibrilação ventricular (FV);
  • Taquicardia ventricular (TV) sem pulso;
  • Atividade elétrica sem pulso (AESP);
  • Assistolia.

Interrupção das trocas gasosas pulmonares durante > 5 minutos pode lesar irreversivelmente órgãos vitais, especialmente o encéfalo. Parada cardíaca quase sempre ocorre a seguir, a menos que a função respiratória seja rapidamente restaurada.

  • 1.SEGURANÇA NO ATENDIMENTO.
  • E AVALIAÇÃO:
  • DA REGRA DOS TRÊS ESSES:
  • a) CENA DO ACIDENTE (SCENE)
  • b) SEGURANCA (SECURITY)
  • c) SITUAÇÃO (SITUATION)

Verifique também se a vítima está respirando. Confirmando que a vítima realmente está desacordada e sem respirar, antes de iniciar a manobra de reanimação é preciso entrar em contato com a emergência, ligando para o SAMU no telefone 192, especialmente se não houver outras pessoas com você.

identificação imediata da parada cardiorrespiratória; acionamento do serviço de atendimento móvel de emergência; início da RCP de alta qualidade; uso do DEA assim que disponível.

Um ciclo de PCR dura cerca de 2 minutos e compreende as três etapas da reacção : separação das cadeias, ligação dos primers e síntese das novas cadeias. O ciclo pode ser repetido 30 ou mais vezes. Cada nova cadeia sintetizada irá servir de molde para o ciclo seguinte.

O procedimento de PCR envolve três etapas, cada uma repetida muitas vezes.

  1. 1 – Desnaturação. O DNA genômico contendo a sequência a ser amplificada é desnaturado por aquecimento a cerca de 95°C por cerca de 30 segundos. ...
  2. 2 – Anelamento ou hibridização. ...
  3. 3 – Extensão ou polimerização.

Os sinais da parada cardiorrespiratórias são:
> Ausência de pulso; > Ausência de movimentos respiratórios; > Inconsciência do paciente; > Cianose, que é a coloração azul-arroxeada de pele e mucosas.

Novos bolus de adrenalina (1mg IV/IO) devem ser administrados a cada 3 a 5 minutos.

O que podemos derivar de prático desse estudo é que manter uma reanimação cardiopulmonar por até 35 minutos ainda permite pensar em um prognóstico adequado.

Todos os socorristas leigos treinados devem, no mínimo, aplicar compressões torácicas em vítimas de PCR. Além disso, se o socorrista leigo treinado puder realizar ventilações de resgate, as compressões e as ventilações devem ser aplicadas na relação de 30 compressões para cada 2 ventilações.

5 Ts: Tensão do pneumotórax, tamponamento cardíaco, trombose pulmonar, trombose coronariana, toxinas.

Há cinco medidas básicas de RCP de alta qualidade: taxa de compressão torácica; profundidade da compressão torácica; recuo torácico entre compressões; interrupções às compressões torácicas; volume de ar nas respirações de resgate.

coloque as mãos sobre o ponto localizado anteriormente e, usando seus joelhos, comece a realizar as compressões, transferindo seu peso para o peito da vítima. mantenha os braços esticados e continue pressionando o peito da vítima durante todo o processo, prestando total atenção ao ritmo, profundidade e velocidade.

Os ritmos chocáveis consistem em: Fibrilação Ventricular (FV) e Taquicardia Ventricular (TV) sem pulso.

A atuação da enfermagem em situações de emergência como em uma PCR, tem como objetivo restaurar a estabilidade hemodinâmica do paciente. Para tanto, requer do mesmo conhecimento do conceito e técnicas, para a avaliação adequada e a terapia apropriada. (HUDDLESTON; FERGUSON, 2006).