O que é PBT legal kg?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

O que é PBT? Em linhas gerais, a sigla PBT tem o significado de Peso Bruto Total em um determinado veículo de carga. Ou seja, representa a capacidade máxima suportada por um veículo de transporte. O cálculo do número do Peso Bruto Total é feito através da soma do peso do veículo + peso da carroceria + peso da carga.

Aprenda qual o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) do caminhão
O PBTC é calculado pela soma dos Pesos Brutos Totais do caminhão trator ou do caminhão trucado, mais os semirreboques ou reboques que fizerem parte da composição. Em suma, o PBTC é o PBT quando os cavalos mecânicos são combinados com o reboque.

Regras da Lei da Balança
Em 2021, a Lei n° 14.229/21 alterou a tolerância para o excesso de peso em caminhões e ônibus nas vias públicas. Com isso, os veículos com menos de 50 toneladas só serão fiscalizados pelo peso bruto total (ou peso bruto combinado). Assim, é possível passar em 5% do limite sem multas.

A lei também admite tolerância superior para os veículos com peso bruto total (PBT) igual ou inferior a 50 toneladas, desde que respeitada a tolerância de 5% sobre os limites de PBT. O assunto será regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O PBT (Peso Total Bruto) é a combinação entre: peso do veículo + peso da carroceria + peso da carga. O PBTC (Peso Total Bruto Combinado) é homologado junto aos órgãos de trânsito e determinam as combinações de peso entre cavalos mecânicos e reboques.

O automóvel NÃO possui outros débitos a pagar.

9 700 kg

O caminhão tem PBT (Peso Bruto Total) de 9 700 kg, PBTC de 11 000 kg, e uma capacidade de carga útil de 6 250 kg com entre-eixos de 4 300 mm.

O Projeto de Lei 3942/20 eleva de 3.500 kg para 6.000 kg o limite de peso bruto total da combinação de veículo e unidade acoplada conduzida por condutor habilitado na categoria B.

Antes da resolução, que entrou em vigor em 1º de julho deste ano, condutores habilitados na categoria B podiam conduzir veículos de até 3.500 quilos de peso bruto total com reboques (trailers, carretas e similares) de até 6 mil quilos de peso bruto total, totalizando uma carga bruta máxima de 9.500 quilos.

Categoria D
Pode dirigir todos os veículos das categorias B e C e veículos de passageiros sem reboque, com lotação maior do que 8 pessoas. Não permite dirigir motos, triciclos e veículos com reboque que tenham PBT (Peso Bruto Total) maior do que 6.000 kg ou possua reboque com lotação maior do que 8 pessoas.

Truck ou caminhão pesado
Capacidade: de 10 a 14 toneladas; Peso bruto máximo: 23 toneladas; Comprimento máximo: 14 m, como no caminhão toco.

Por ter quatro eixos, o bitruck tem uma capacidade maior de transporte e mais capacidade que o trucado e peso bruto total de 29 toneladas.

58 toneladas

Qual é a capacidade de carga da carreta 4 eixo? Segundo a Lei da Balança, determinada pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, o PBTc – Peso Bruto Total Combinado é de 58 toneladas.

4. Iveco Daily 35-150. O modelo tem como característica um PBT técnico superior ao permitido (4.200 kg), mas homologado como 3.500 kg. Dessa forma, entrega uma ótima performance e pode ser dirigido pelo motorista categoria B.

A proposta, sancionada em outubro de 2021, determina que veículos específicos de peso bruto igual ou inferior a 50 toneladas devem ser fiscalizados seguindo a tolerância de 5% referente a apenas os limites de Peso Bruto Total (PBT) ou Peso Total Bruto Combinado (PBTC), como no caso de reboque.

O eixo simples pode utilizar a configuração de rodagem simples, com um pneu em cada lado do eixo e carga máxima de 6 toneladas no eixo, ou então a chamada rodagem dupla, onde cada ponta do eixo possui dois pneus, suportando carga total de até 10 toneladas no eixo.

57 toneladas

Bitrem (vide figura abaixo) é uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos, que permite o transporte de um peso bruto total combinado PBTC de 57 toneladas.

Peso Bruto Total Combinado (PBTC)
É calculado pela soma dos Pesos Brutos Totais do Caminhão Trator ou do Caminhão Truckado, mais seus Semirreboques e/ou Reboques que fizerem parte da Composição.

VALOR (R$)
R$ 293,47 aplicado a cada 500 Kg ou fração de excesso de peso apurado. Fonte: Resolução CONTRAN n.º 882/2021 e Lei Federal n.º 13.281/2016.

débitos em aberto: pendências financeiras podem impedir o licenciamento. Por isso, é importante pagar o IPVA, as multas e os demais débitos; falta de transferência: o licenciamento de veículo também pode ser bloqueado por conta da falta de transferência. Uma das informações do CRLV é o nome do proprietário.

Conforme o órgão, o principal motivo para não conseguir gerar o documento são débitos pendentes do veículo. “O proprietário do veículo deve fazer a consulta e quitá-los para ter acesso ao CRLV-e. Nesse sentido, para mais orientações, o cidadão deve entrar em contato com o Detran local”, explica.