O que é pavimentação de vias públicas?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Pavimentação de ruas é o processo de terraplanagem e estrutura de pavimento da base da rua ao revestimento, seja de concreto ou asfalto.

A pavimentação asfáltica é feita com a mistura de asfalto, pedra britada e areia, e é aplicada em camadas sobre o solo. Este tipo de pavimentação é conhecido por sua durabilidade, resistência à água e facilidade de instalação.

Existem diferentes tipos de pavimento, sendo flexível, semirrígido e rígido, além da pavimentação classificada como sustentável. Cada uma dessas opções tem suas características, que fazem com que sejam mais ou menos adequadas para determinadas vias.

O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura. A pavimentação apresenta base horizontal composta pela sobreposição de camadas, elevando a durabilidade e contribuindo para o tráfego de veículos e pedestres.

As 5 etapas de pavimentação de uma via

  1. Etapa 1 – Planejamento e design.
  2. Etapa 2 - Preparação da base e sub-base.
  3. Etapa 3 - Mistura asfáltica: lançamento.
  4. Etapa 4 - Articulação e transição.
  5. Etapa 5 - Compressão final.

Resistir e distribuir ao subleito os impactos na superfície. Melhorar as condições de rolamento, proporcionando comodidade e segurança. Resistir aos esforços horizontais, ou seja, as forças exercidas pelo deslocamento nas vias, tornando mais durável a superfície de rolamento.

Principais tipos de asfalto e para que cada um serve:

  1. 1 – CAP: Cimento Asfáltico de Petróleo. ...
  2. 2 – ADP: Asfalto Diluído de Petróleo. ...
  3. 3 – Emulsão Asfáltica. ...
  4. 4 – Asfalto comum, composto de betume, areia brita e pó de pedra. ...
  5. 5 – Asfalto de borracha. ...
  6. 6 – Asfalto verde. ...
  7. 7 – Asfalto poroso.

O pavimento rígido tem a melhor durabilidade
A pavimentação rígida é ideal em vias que recebem grandes cargas, como caminhões e ônibus, e que recebem grandes cargas estáticas e de frenagem. É possível usar essa camada com sucesso em frente a pontos de ônibus, por exemplo, em que o asfalto cede com facilidade.

Segundo a Constituição Federal Brasileira de 1988 é dever de toda a prefeitura municipal prover uma pavimentação de qualidade para as vias urbanas, realizar a manutenção, fazer a drenagem para a água da chuva e a sinalização das ruas, investimentos estes que refletem diretamente na economia, saúde e bem estar da ...

A Pavimentação urbana é uma estrutura de várias camadas aplicadas ao solo, com o intuito de facilitar e melhoras as condições de circulação e rolamento no local, sejam ruas, avenidas, rodovias etc.

O que é pavimentação asfáltica? A pavimentação asfáltica é o processo de revestimento de vias urbanas como ruas, avenidas e rodovias com uma mistura de agregados e ligantes asfálticos. Por definição pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sob a superfície final de terraplanagem.

Introdução e Objetivo
A pavimentação asfáltica é formada por uma estrutura de múltiplas camadas de materiais, executada de acordo com o seu uso, sendo que esta é construída sobre uma superfície final de terraplanagem compactada.

O pavimento rígido (concreto) e flexível (asfalto) são os tipos de pavimentos mais utilizados no sistema viário brasileiro.

Os tipos de pavimentos são divididos da seguinte forma: flexível, semirrígido e rígido. Os pavimentos flexíveis e semirrígidos possuem revestimento a base de materiais betuminosos e os pavimentos rígidos são obtidos com a utilização de concreto.

Qual é o profissional que faz pavimentação? Tecnicamente é o calceteiro o profissional responsável pela pavimentação de leitos de estradas, ruas e calçadas, com o uso de areia ou terra e seu recobrimento com diferentes materiais, como blocos de concreto e paralelepípedos.

Os serviços de pavimentação asfaltica são utilizados para o revestimento de diversos tipos de vias. Locais onde existe um tráfego constante de veículos ou máquinas necessitam de revestimentos de qualidade compatíveis com o tipo de utilização para garantir a segurança e a durabilidade.

A pavimentação das vias públicas é responsabilidade dos municípios. Cabe às prefeituras colocar o asfaltamento, instalar a drenagem da água da chuva e sinalizar as ruas. Os investimentos podem vir do próprio município ou de convênios com o governo estadual e federal.

A pavimentação é de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. Ela melhora a infraestrutura viária, aumenta a segurança, facilita o escoamento da produção, melhora a acessibilidade e contribui para a qualidade de vida da população.

Na apresentação deve conter informações resumidas que identificam a obra como tipo de pavimentação, área de pavimentação, dimensões das camadas de pavimentação, dispositivos de drenagem e dimensões, dimensões de calçadas e demais informações necessárias para a identificação da obra.