O que é patrimônio cultural religioso?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

O patrimônio religioso constitui nas formas de expressão da fé e podem ser festas, cantos, orações, etc. Em Goiás, a Festa do Divino Espírito Santo, em Pirenópolis, é considerada patrimônio imaterial, pois forma parte da memória da cidade e reúne manifestações artísticas como dança, cantos e culinária local.

Patrimônio Cultural
A Igreja Católica no Brasil, desde o descobrimento, sem- pre fez parte do cenário cultural do país. Seus templos testemunharam o desenvolvimento histórico, urbano e social de nossas vilas e cidades. Hoje, a própria Igreja se mobiliza na preservação de seu acervo cultural.

Também sobre tal aspecto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reconhece que os bens culturais da Igreja “pertencem à comunidade cristã e são patrimônio universal dos homens e, portanto, são inalienáveis.

Trabalhando com esses conceitos e visando facilitar o acesso ao conhecimento dos bens nacionais, a gestão do patrimônio é efetivada segundo as características de cada grupo: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.

Tipos de Patrimônio Cultural
Dentro dos culturais, é possível separar em dois grandes grupos: materiais e imateriais.

Atualmente, o país conta com 22 bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo seu valor excepcional e universal para a cultura da humanidade. Dos 22 sítios do Patrimônio Mundial no Brasil, 14 são culturais, um misto (Paraty) e sete naturais.

Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

O conceito de patrimônio, na cultura ocidental moderna, de modo geral, se refere a uma gama de coisas, bens de grande valor para pessoas, comunidades ou nações ou para todo o conjunto da humanidade.

O valor total das propriedades é estimado em US$ 12 bilhões. "A Igreja Católica é um poder financeiro, mas não tem poder econômico porque é tudo descentralizado com as dioceses e paróquias", diz o historiador de religião francês Odon Vallet.

Art. 1º Fica declarada a Bíblia Sagrada Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

Os saberes tradicionais, o legado cultural, rituais, festas, celebrações, dentre outros é o dá forma ao patrimônio cultural imaterial das comunidades, por isso a diversidade cultural é fundamental para destacar as peculiaridades e riquezas de cada bem imaterial.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

O primeiro passo é criar um inventário patrimonial, que consiste em se verificar cada um dos bens que compõem a igreja, inclusive levando em conta o grau de conservação de cada ponto do inventário. Logo depois é preciso avaliar cada um dos ativos presentes no inventário.

Como podemos classificar o patrimônio da Igreja Local? R: Bens Imóveis e Bens Móveis.

São 7 áreas que ostentam o título no Brasil: Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Anavilhanas, Pantanal, Áreas Protegidas do Cerrado (Chapada dos Veadeiros e das Emas), Mata Atlântica do Sudeste e Parque Nacional de Monte Pascoal.

Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa-Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajapi, o Frevo, o Círio de Nazaré e a Roda de Capoeira.

De acordo com a classificação da UNESCO, o Patrimônio Cultural é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham valor universal excepional do ponto de vista histórico, estético, arqueo-lógico, científico, etnológico ou antropológico.

O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.

São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.