O que é patrimônio ativo e passivo?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Os ativos na economia, são a representação de bens e direitos de uma instituição. Podemos citar exemplos como: saldo bancário, saldo no caixa, estoque, imóveis, automóveis, marcas e patentes, softwares e duplicatas a receber.

Os ativos também podem abranger patrimônios. Por exemplo: a sede da empresa pode ser contabilizada como um ativo caso seja um imóvel próprio. Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo.

Diferenças entre ativo e passivo:
A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.

Como vimos na unidade anterior, a definição de patrimônio como é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, seja ela pessoa física ou jurídica. Esse conjunto dos bens e dos direitos de uma entidade denomina-se ativo.

Os passivos podem ser classificados como exigíveis e não exigíveis. Os exigíveis, que depois se dividem entre circulante e não circulante, levam em consideração apenas os valores do negócio. Já os passivos não exigíveis consideram, além do patrimônio líquido da empresa, o capital social dos seus sócios.

Significado de Passivo
adjetivo Que sofre ou que é alvo de uma ação: fumante passivo. Apático; que expressa indiferença; que não tem iniciativa, vontade. [Gramática] Que é alvo da ação do verbo; diz-se do sujeito na voz passiva que sofre ou recebe uma ação ao invés de executá-la.

Por definição, ativos são itens que podem ser transformados em dinheiro. Ou seja, tratam-se de aplicações financeiras e outros bens, como casas, carros, ações ou participações em empresas, o estoque dessas empresas, e assim por diante.

1 Que se caracteriza pela ação ou prática e não pela contemplação ou especulação; objetivo, prático, pragmático. 2 Que tem ou demonstra prontidão, diligência; diligente, expedito, rápido. 3 Que está sempre em atividade; atuante, participante, presente.

Como fazer o balanço patrimonial em 5 passos

  1. 1 – Determine um período. ...
  2. 2 – Pontue seus ativos. ...
  3. 3 – Pontue seus passivos. ...
  4. 4 – Faça o cálculo do patrimônio líquido. ...
  5. 5 – Compare o total do passivo e do patrimônio líquido com os ativos.

O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.

Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. Isso indica uma situação de normalidade para a empresa, já que os bens e direitos superam as obrigações. O mesmo acontece quando o valor dos ativos é igual ao do patrimônio líquido.

ALGUNS EXEMPLOS DE CONTAS DE ATIVO SÃO: ESTOQUES (DE PRODUTOS ACABADOS OU DE MATÉRIA- PRIMA), BENS COMO MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E PRÉDIOS OU AINDA CONTAS DE ATIVOS FINANCEIROS, COMO INVESTIMENTOS OU DUPLICATAS A RECEBER.

Pode-se definir como patrimônio, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens nada mais são que o item material, de posse da entidade. Essa entidade pode ser empresarial, mas o termo também se aplica, com exatamente o mesmo sentido, para as pessoas naturais.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

O patrimônio líquido (PL) é um conceito dentro do balanço patrimonial e se refere ao valor contábil de uma empresa. Trata-se, portanto, da diferença entre os ativos e passivos do negócio.

Os ativos aumentam por débito e diminuem por crédito. Já os passivos aumentam por crédito e diminuem por débito. O que isso quer dizer? Quando falamos do ativo, ele aumenta quando adquiro um bem.

Contas patrimoniais são divididas em dois grandes grupos: contas patrimoniais propriamente ditas (ativo, passivo e patrimônio líquido) e contas de resultado (receitas, custos e despesas). Ali estarão expressos os grupos de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, custos e, finalmente, despesas.