O que é passivo circulante e não circulante na contabilidade?
Os passivos não circulantes são aquelas obrigações cuja liquidação não ocorre no prazo de um ano. Por isso, esse tipo de passivo também é conhecido como despesas ou passivos de longo prazo. Já o seu oposto, o passivo circulante, é aquele que suas obrigações têm a liquidação em um período menor do que doze meses.
Qual a diferença de circulante e não circulante?
Basicamente a diferença se dá no prazo que você consegue transformar o bem da sua empresa em dinheiro para ser usado por ela. Como já falamos acima, os ativos circulantes podem ser convertidos em dinheiro em pouco tempo em no máximo um ano. Já os ativos não circulantes levam um ano ou mais.
O que é ativo e passivo circulante e não circulante?
Se ativo circulante é tudo o que pode ser convertido em dinheiro no curto prazo, ativo não circulante é justamente o contrário: todos os bens e direitos que só podem ser transformados em dinheiro no médio ou longo prazo.
Como saber o passivo não circulante?
Ele se configura no total que uma empresa tem em posse após subtrair o passivo dos ativos. Assim, esse é um dos indicadores que aponta a saúde financeira da companhia. Como você viu, o passivo não circulante é um elemento importante do balanço patrimonial de uma companhia.
Qual é a diferença entre o ativo e o passivo?
A principal diferença entre os ativos e os passivos se encontra nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos estão relacionados aos meios de rendimentos que trazem benefícios, os passivos correspondem às saídas de dinheiro resultantes dos gastos e despesas realizados pela empresa.
O que é o ativo não circulante de uma empresa?
O ativo não circulante representa os bens e direitos de uma empresa que não são realizáveis no curto prazo, e por isso não trazem liquidez para o negócio.
Qual a classificação das contas do passivo circulante?
Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.
Como identificar o ativo não circulante?
Ao contrário dos bens tangíveis, o ativo não circulante intangível é uma propriedade da empresa que possui valor financeiro, mas não é um bem físico, como softwares, clientes, patentes e o valor da marca.
Quais são as principais contas do ativo não circulante?
Os ativos não circulantes são divididos em 4 categorias: realizável a longo prazo, investimento, imobilizável e intangível.
Quais são os ativos circulantes exemplos?
Entre os principais ativos circulantes, podemos destacar:
- Dinheiro e reserva em caixa;
- Aplicações financeiras e investimentos de curto prazo;
- Contas e títulos a receber;
- Estoque e produtos inacabados;
- Despesas antecipadas;
- Depósito bancário à vista;
- Mercadorias e matérias-primas.
Quem são os ativos circulantes?
O ativo circulante é o conjunto de bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro no considerado ano fiscal da empresa; Quando bem administrado, o empreendedor consegue ter uma boa gestão financeira e investir no negócio.
O que é ativo e passivo na contabilidade exemplos?
Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).
O que faz parte do ativo?
Corresponde aos bens e direitos da empresa, ou seja, todos os valores que ela possui em caixa, conta bancária, aplicações, valores que ainda possui a receber de clientes, estoques, máquinas e equipamentos, entre outros.
Por que o patrimônio líquido faz parte do passivo?
A Lei 6.404/76, artigo 178, § 2, diz “sim”. Para ela, o Patrimônio Líquido faz parte do Passivo porque representa as obrigações que a pessoa jurídica assumiu quando recebeu o capital de seus proprietários, tornando assim possível suas atividades.
Porque o ativo e o passivo devem ser iguais?
O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.
O que faz parte do patrimônio líquido?
Quais são as contas do patrimônio líquido? O Patrimônio Líquido é formado pelas contas de Capital social, Reservas de Lucros, Reserva de Capital, Ações em tesouraria, Ajustes de avaliação patrimonial e Patrimônio Líquido Negativo.
O que é passivo exemplo?
Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo. Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos.
O que é ativo exemplos?
Por definição, ativos são itens que podem ser transformados em dinheiro. Ou seja, tratam-se de aplicações financeiras e outros bens, como casas, carros, ações ou participações em empresas, o estoque dessas empresas, e assim por diante.