O que é paridade competitiva?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Quando as empresas concorrentes conseguem criar e manter o mesmo valor econômico umas das outras, ocorre o que os especialistas chamam de "paridade competitiva".

Porter (1989) afirma que a vantagem competitiva acontece quando uma empresa consegue criar uma capacidade ou valor superior, que a diferencia das demais, para seus clientes.

O que é vantagem competitiva? Também conhecida como diferencial competitivo, é o que faz o público priorizar as ofertas de uma empresa em relação às demais, variando de acordo com o segmento em que a instituição atua.

Existem marcas consagradas que ilustram muito bem os quatro principais tipos de vantagem competitiva: atendimento, precificação, foco e exclusividade.

Para identificar suas vantagens competitivas, você pode fazer uma análise baseada nas 5 Forças de Porter (rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores, ameaça de entrada de novos concorrentes e ameaça de produtos substitutos).

1. Relativo a competição. 2. Que tem características que permitem ter bons resultados face à concorrência.

7 exemplos de indicadores de competitividade para acompanhar na sua empresa

  1. Índice de participação no mercado. ...
  2. Brand Awareness. ...
  3. Nível de satisfação dos clientes. ...
  4. Taxa de turnover. ...
  5. Capacidade produtiva. ...
  6. Produtividade. ...
  7. Faturamento.

A inovação, a gestão otimizada, a tecnologia e o capital humano qualificado são apenas alguns dos fatores que capacitam empresas a disputarem um lugar no mercado. Toda empresa precisa lidar com sua concorrência e, diante disso, mantém sempre esforços para superar as outras companhias com as quais divide o mercado.

A proposta de valor pode aumentar as expectativas e escolhas dos clientes. Michael Porter definiu os dois tipos de vantagem competitiva que uma organização pode alcançar em relação a seus rivais: menor custo ou diferenciação.

Existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo ou diferenciação.

Estratégias Genéricas de Porter
Michael Porter elenca três estratégias genéricas: custo total, diferenciação e enfoque.

É uma vantagem competitiva que funciona bem, pois grande parte dos concorrentes não consegue oferecer preços tão competitivos. Exemplo: Amazon e grandes varejistas. Patentes e recursos únicos: ativos que os demais concorrentes não conseguem replicar representam um grande diferencial competitivo.

Quais são as características das empresas que têm um diferencial competitivo?

  • Ser original. ...
  • Investir em sustentabilidade. ...
  • Usar tecnologia. ...
  • Tenha um bom controle de custos. ...
  • Aposte em softwares de qualidade. ...
  • Utilize ferramentas para a melhorar as vendas. ...
  • Utilize as redes sociais.

Uma empresa só pode ter um diferencial competitivo se ela conhecer o perfil de seus consumidores. É necessário identificar a idade, o sexo, os hobbies, os hábitos de consumo e os interesses. Isso vai ajudá-lo a avaliar as necessidades dos consumidores e relacioná-las com os produtos/serviços que a sua empresa oferece.

Preço. Esta é a forma mais comum de vantagem competitiva. Um produto ou serviço é o mais barato do segmento e por isso atrai um público maior. Isso geralmente é conseguido graças ao poder de negociação com fornecedores e um nível de qualidade mais básico.

Por que a análise das 5 forças de Porter é importante para as empresas? A análise das 5 forças de Porter serve para mostrar qual a posição de uma empresa no mercado, indicando seus pontos positivos e negativos. Essa análise possui caráter relevante para qualquer negócio, independente do seu tamanho e nicho de atuação.

Vantagem competitiva é o diferencial que a sua empresa oferecerá aos seus clientes, se destacando da concorrência e obtendo resultados mais atrativos. Ele contribui para gerar valor ao seu público, além de permitir um maior conhecimento sobre o mercado e sobre a sua própria empresa.

Hoje em dia, o foco empresarial está voltado para as pessoas, pois: “Em um número cada vez maior de organizações, os recursos humanos são vistos como fonte de vantagem competitiva.

Análise como seus clientes fazem os quatro pilares da vantagem competitiva: preço, foco, atendimento e diferenciação.

5 formas de criar vantagem competitiva para você se destacar no mercado

  1. Analise a concorrência e faça uma estratégia de diferencial. ...
  2. Adquira liderança de custo. ...
  3. Tenha uma estratégia de foco. ...
  4. Saiba quais são seus recursos e competências. ...
  5. Entenda o conceito de capacidades dinâmicas.